Bolsas da Europa fecham em alta à espera de falas de chefes de estado e autoridades em Davos

Líderes políticos e acadêmicos discutem na Suíça temas como a guerra na Ucrânia, a instabilidade econômica e as mudanças climáticas

Sede do BCE em Frankfurt, na Alemanha (Foto: Reuters)
Sede do BCE em Frankfurt, na Alemanha (Foto: Reuters)

Os principais índices acionários da Europa fecharam em alta nesta segunda-feira (16), repercutindo o cenário econômico global durante o início do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.

O evento reúne chefes de estado, líderes empresariais e acadêmicos para discutirem temas como a guerra na Ucrânia, a instabilidade e incerteza econômica e as mudanças climáticas.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

A sessão também operou com baixa liquidez devido ao feriado de Martin Luther King nos EUA, que fez com que as bolsas americanas permanecessem fechadas hoje.

Após ajustes, o índice Stoxx 600 fechou em alta de 0,50%, a 454,80 pontos.

O índice DAX, de Frankfurt, teve alta de 0,31%, a 15.134,04 pontos e o FTSE 100, de Londres registrou valorização de 0,20%, a 7.860,07 pontos. O francês CAC 40 contabilizou alta de 0,28%, a 7.043,31 pontos.

Entre os setores do Stoxx Europe 600, o segmento de automóveis e peças fechou com queda de 1,35%, enquanto o setor de mídia registrou alta de 1,66%.

Euro e libra

O índice DXY – que mede a relação do dólar com uma cesta de seis moedas de países desenvolvidos – opera em alta de 0,09%, a 102,30 pontos.

Feriado americano

Às 13h50, o euro registrava alta de 0,01%, a US$ 1,08235, enquanto a libra recuava 0,16%, a US$ 1,22032.

Já o índice DXY, que mede o peso do dólar ante seis moedas de mercados desenvolvidos, operava em alta de 0,14%, a 102,34 pontos.

Pronunciamentos de Lagarde e Scholz no radar

No continente europeu, o principal destaque vai para o início do Fórum Econômico Mundial, com as presenças confirmadas da presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, e do chanceler da Alemanha, Olaf Scholz. Esta é a primeira vez que o evento será realizado após três anos, por conta da pandemia.

Lagarde deve participar de dois painéis do evento, na quinta-feira, ás 07h30 (de Brasília), e na sexta-feira, as 07h.

“No contexto das últimas impressões de inflação de preços ao consumidor, um pouco mais baixas, os investidores provavelmente estarão mais interessados em ver se os altos escalões do BCE ainda estão aderindo ao alinhamento da política monetária que adotaram em dezembro, ou se pretendem suavizar sua postura restritiva à luz dos últimos números de inflação, um pouco menos elevados”, aponta o analista Daniel Lenz, do DZ Bank, em nota.

Ações

No mercado acionário, a Temenos, companhia de software suíça, fechou a sessão com alta de 10,05% após a empresa anunciar que o CEO Max Chuard irá deixar o cargo. Na parte inferior do índice europeu, a empresa alemã de entrega de kits de refeição Hellofresh caiu 5,15% depois que o BNP Paribas rebaixou a classificação das ações da companhia.

Os mercados operaram com uma volatilidade menor nesta segunda-feira, por conta do feriado de Martin Luther King nos Estados Unidos. As bolsas americanas e o mercado de Treasuries dos EUA não estão operando hoje.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS