- Home
- Mercado financeiro
- Ações
- Bolsas da Europa fecham em alta com dados de inflação; Londres é exceção após publicação de balanços
Bolsas da Europa fecham em alta com dados de inflação; Londres é exceção após publicação de balanços
Os principais índices acionários da Europa fecharam a sessão em alta nesta quinta-feira (23), repercutindo a divulgação do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da zona do euro. Londres é exceção.
Além disso, os mercados também avaliaram a publicação da ata da última reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed) e diversos balanços de companhias europeias.
No Reino Unido, a bolsa de Londres se descolou de seus pares e fechou em queda por conta de balanços negativos do setor de mineração e papel.
Após ajustes, o índice Stoxx 600 fechou em alta de 0,06%, a 462,50 pontos. O índice DAX, de Frankfurt, teve alta de 0,49%, a 15,475,69 pontos e o FTSE 100, de Londres, registrou queda de 0,29%, a 7.907,72 pontos. O francês CAC 40 contabilizou alta de 0,25%, a 7.317,43 pontos.
Euro e libra
Por volta das 14h10, o euro caía 0,25%, a US$ 1,05800, enquanto a libra tinha queda de 0,41%, a US$ 1,19969.
Inflação na zona do euro em linha com as expectativas
O principal destaque do dia no continente europeu foi a publicação do CPI da zona do euro. O indicador registrou alta de 8,6% no mês de janeiro, no acumulado de 12 meses. O resultado ficou em linha com o consenso projetado por economistas consultados pelo “The Wall Street Journal” e com a leitura preliminar. O CPI desacelerou em relação ao resultado de 9,2% no mês de dezembro.
“Continuamos confiantes de que o banco central continuará a aumentar as taxas no segundo trimestre. Nosso cenário base continua sendo que o BCE aumentará duas vezes a taxa de juros no segundo trimestre em 0,25 ponto percentual, com uma taxa de depósito terminal em 3,5%. Mas os riscos agora estão firmemente inclinados para uma taxa mais alta em junho e ainda mais aumentos de taxa até o terceiro trimestre”, afirmou Claus Vistesen, analista da Pantheon Macroeconomics, em relatório.
Ações
No cenário corporativo, a Rolls-Royce, empresa automobilística britânica, fechou a sessão com alta de 23,68% em suas ações depois que a empresa superou as expectativas de lucro. Já a WPP, empresa de publicidade do Reino Unido, registrou valorização de 3,44% no fechamento em suas ações depois que a companhia aumentou seus dividendos e ofereceu uma orientação otimista para 2023.
Apesar dos bons resultados de algumas empresas no Reino Unido, a bolsa de Londres se descolou de seus pares e fechou em queda, com destaque negativo para companhias do setor de papel e mineradoras. A Mondi, companhia do setor de papel, fechou a sessão com queda de 6,29%. Já as mineradoras Antofagasta, Anglo American, BHP e Rio Tinto também estão entre as empresas que fecharam em queda depois que a Anglo reportou receita e lucro anuais mais baixos.
Leia a seguir