- Home
- Mercado financeiro
- Ações
- Bolsas de NY ficam mistas, com cautela por teto de dívida e IA impulsionando parte das techs
Bolsas de NY ficam mistas, com cautela por teto de dívida e IA impulsionando parte das techs
O Dow Jones caiu na terça-feira, quando Wall Street considerou a probabilidade de o Congresso aprovar um acordo provisório para aumentar o teto da dívida dos EUA. O índice composto por 30 ações perdeu 50,56 pontos, ou 0,15%.
Já o S&P 500 fechou estável, com +0,002%, aos 4.205 pontos, depois de negociar entre altas e baixas ao longo da sessão. O índice Nasdaq adicionou 0,32% para terminar o dia aos 13.017 pontos, reduzindo os ganhos depois de negociar em alta de até 1,4% no início do dia.
Enfim, um acordo para aumentar o teto da dívida dos EUA
O presidente Joe Biden e o líder da maioria na Câmara, Kevin McCarthy, chegaram a um acordo para aumentar o teto da dívida e evitar um calote no fim de semana, com o Congresso pronto para votar a legislação já na quarta-feira. O apoio republicano e democrata é necessário para que o projeto de lei seja aprovado.
O acordo ocorre poucos dias antes da chamada data “X” na segunda-feira (5), que é a data mais próxima que o Departamento do Tesouro sinalizou que os EUA poderiam inadimplir as obrigações da dívida.
As longas negociações entre a Casa Branca e os líderes do Congresso levantaram preocupações entre os investidores de que um calote poderia ocorrer. Apesar do acordo provisório, obstáculos permanecem no caminho para a aprovação do projeto de lei na Câmara, em meio à crescente oposição dentro do Partido Republicano.
“Os investidores subiram as paredes de preocupação no final do dia, e o teto da dívida é obviamente a maior fonte de dor de cabeça”, disse Chris Barto, analista de investimentos da Fort Pitt Capital. “Ao mesmo tempo, o mercado está precificando algum tipo de acordo.”
Dúvidas sobre o futuro dos juros
A preocupação com a possibilidade de outro aumento da taxa de juros também pesou no sentimento dos investidores. Os traders estão precificando uma chance de 68,8% de um aumento na taxa do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) no próximo mês, de acordo com a ferramenta FedWatch do CME Group.
O presidente do Fed de Richmond, Tom Barkin, também disse em um evento da National Association of Business Economics na terça-feira que não “recuou” em sua previsão de taxa, que ele disse estar entre as mais altas do banco central.
“O Fed ainda é um foco importante para todos os investidores”, disse Brian Price, chefe de gestão de investimentos da Commonwealth Financial Network. “É realmente um cabo de guerra entre o que o Fed provavelmente fará: se eles vão ou não subir mais uma ou duas vezes, ou apenas sentar e esperar e ver como serão os dados inflacionários recebidos nos próximos meses. ”
O Nasdaq foi ajudado por um rali de quase 3% na Nvidia. As ações da empresa, relacionada à inteligência artificial, atingiram um valor de mercado de US$ 1 trilhão em um ponto da sessão de terça-feira. As ações da Nvidia dispararam após o seu forte relatório de ganhos na semana passada.
Leia a seguir