Bolsas de NY fecham mistas com economia mostrando força; Nasdaq sobe 0,59% na semana
As ações dos EUA fecharam mistas nesta sexta-feira, com a inflação teimosamente alta
As bolsas de Nova York mais uma vez registraram perdas hoje, embora em ritmo mais ameno que nos últimos dias, o que permitiu avanço moderado do índice Dow Jones, contrariando o movimento majoritário. Em dia de agenda fraca, investidores seguiram temerosos quanto à possibilidade do Fed estender seu aperto monetário ou mesmo acelerá-lo após indicadores de inflação e atividade fortes, divulgados ao longo da semana.
O Dow Jones fechou em alta de 0,39%, a 33.826,690 pontos, enquanto o S&P 500 recuou 0,28%, a 4.079,09 pontos e o Nasdaq cedeu 0,58%, a 11.787,27 pontos. Na semana, o Dow Jones perdeu 0,13%, o S&P 500 baixou 0,28% e o Nasdaq teve alta de 0,59%.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Embora o presidente do Fed de Richmond, Thomas Barkin, e a diretora do BC Michelle Bowman tenham adotado tom mais ameno ao comentar o futuro da política monetária nos EUA, o mercado de ações continuou menos propenso ao risco nesta sexta-feira.
Goldman Sachs e Bank of America se juntaram hoje ao Barclays ao elevar suas projeções para o juro terminal do Fed à faixa de 5,25% a 5,5%, após adicionar mais uma alta de 0,25 ponto percentual (p.p.) em junho no cenário.
O movimento veio após dados de vendas no varejo, criação de empregos, inflação ao consumidor e ao produtor que superaram – com folga, em alguns casos – as expectativas de analistas.
Em resposta, Loretta Mester e James Bullard, dois dos dirigentes do Fed de orientação mais “hawkish” chegaram a especular acerca de um retorno às altas de 0,5 p.p. dos juros, após o Fed desacelerar o ritmo do aperto monetário para 0,25 p.p. na última reunião deste mês.