CVM fez pedido para Twitter fornecer dados de ‘influenciadores’ do mercado brasileiro
O processo relacionado à solicitação corre em sigilo dentro da autarquia
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) confirmou que enviou ofício ao Twitter com pedidos para envio de dados como nome, CPF, endereço de e-mail, data de nascimento e telefone de alguns “influenciadores” do mercado financeiro que possuem conta na rede social.
A autarquia informou que o ofício é parte de um processo no âmbito da Superintendência de Relações com o Mercado e Intermediários (SMI).
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
“Trata-se de trabalho de supervisão temática, no âmbito do Plano de Supervisão Baseada em Risco (SBR), da Superintendência de Relações com o Mercado e Intermediários (SMI), envolvendo atuação de influenciadores digitais nos mercados regulamentados pela Autarquia, aprovada recentemente pelo Colegiado da CVM”, diz a nota enviada pela CVM.
O ofício foi enviado pela autarquia no dia 8 de agosto e deveria ser respondido até o dia 23. A CVM não comentou se recebeu os dados pedidos. O processo corre em sigilo dentro da autarquia.
Na tarde de quarta-feira, diversos usuários do Twitter ligados ao mercado financeiro informaram ter recebido e-mail do que seria a área legal do Twitter solicitando os dados a pedido da CVM.
Apesar do prazo de 23 de agosto informado pela autarquia, as citações dos usuários sobre o caso aconteceram todas nas últimas horas.