- Home
- Mercado financeiro
- Ações
- Futuros de ações dos EUA caem à medida que os rendimentos dos títulos sobem
Futuros de ações dos EUA caem à medida que os rendimentos dos títulos sobem
Os futuros de ações dos EUA caíram, liderados por perdas em ações de tecnologia, com os investidores evitando títulos do governo e ações por temores de que novos aumentos nas taxas de juros e as políticas de Covid-19 da China pesariam no crescimento.
Os futuros do S&P 500 caíram 2,1%, definindo os principais índices para mais um dia de perdas após o sino de abertura de Nova York. Os contratos vinculados ao Nasdaq-100, focado em tecnologia, caíram 2,7%, enquanto os do Dow Jones Industrial Average recuaram 1,7%.
Os investidores recuaram em grande parte de ações e títulos depois que o Federal Reserve aprovou um aumento de meio ponto percentual em sua taxa de empréstimo de referência na semana passada. A medida, parte dos esforços do banco central para conter a inflação elevada, deixou os gestores de recursos incertos sobre quanto mais o Fed pode apertar em sua busca para controlar os preços.
Esse aperto financeiro aumentou os temores de uma desaceleração do crescimento global. A implementação de bloqueios e outras medidas pela China para conter a disseminação do Covid-19 e a guerra da Rússia contra a Ucrânia aumentaram as preocupações com interrupções na cadeia de suprimentos e redução dos gastos dos consumidores.
Os títulos do governo dos EUA foram vendidos novamente, elevando o rendimento da nota de referência de 10 anos do Tesouro para 3,179% na segunda-feira, ante 3,124% na sexta-feira. Isso o colocou no caminho para se estabelecer em uma nova alta de vários anos. O rendimento de 10 anos subiu 1,6 ponto percentual desde o final de 2021 até sexta-feira, levando alguns investidores a reavaliar as avaliações de ações de tecnologia e crescimento. Os rendimentos dos títulos aumentam quando os preços caem.
A perspectiva de novos aumentos nas taxas de juros para combater a inflação tem preocupado alguns investidores que tais medidas irão desacelerar o crescimento econômico.
Esses temores levaram alguns gestores de dinheiro a manter o dólar, visto como um investimento mais seguro em tempos de volatilidade, devido ao seu status de moeda de reserva mundial. O WSJ Dollar Index, que mede a moeda dos EUA em relação a uma cesta de 16 outras, subiu 0,3% na segunda-feira.
Em commodities, os preços futuros do Brent-crude caíram 2,9%, para US$ 109,19 o barril. Os preços elevados do petróleo desde o início da guerra da Rússia contra a Ucrânia começaram a moderar, já que os comerciantes temem que os bloqueios para conter a propagação do Covid-19 na China minarão a demanda global.
O preço do bitcoin caiu no fim de semana e foi negociado a US$ 32.905,84 na segunda-feira, uma queda de 8,8% em relação às 17h de sexta-feira. nível ET. A popular criptomoeda perdeu mais de um quarto de seu valor no acumulado do ano.
As ações das empresas de criptomoedas caíram nas negociações de pré-mercado na segunda-feira ao lado do bitcoin. As ações da exchange de criptomoedas Coinbase Global caíram 6,7%, enquanto as ações da empresa de mineração de bitcoin Marathon Digital Holdings caíram 7,6%.
No exterior, o Stoxx Europe 600 pan-continental caiu 2,1%, liderado por quedas nos setores de recursos básicos e viagens e lazer.
Na Ásia, o Nikkei 225 do Japão caiu 2,5% na segunda-feira, enquanto o S&P/ASX 200 da Austrália caiu 1,2%.
Leia a seguir