- Home
- Mercado financeiro
- Ações
- G7 vai restringir capacidade do BC da Rússia de usar ouro em transações
G7 vai restringir capacidade do BC da Rússia de usar ouro em transações
Líderes do G7 anunciaram nesta quinta-feira que restringirão o uso de ouro pelo Banco Central da Rússia em suas transações, como parte de um novo pacote de sanções para pressionar Moscou a recuar da invasão da Ucrânia.
Até agora, as sanções contra o Banco Central da Rússia não impactavam os US$ 130 bilhões de reservas de ouro do país. No fim de fevereiro, a instituição anunciou que retomaria a compra de ouro no mercado doméstico de metais preciosos.
A medida foi incluída em um pacote de sanções anunciado pela Casa Branca. O governo americano afirmou que a iniciativa dificultará ainda mais que a Rússia use suas reservas internacionais para apoiar a economia e para financiar a guerra contra a Ucrânia.
Os EUA também anunciaram sanções contra 48 empresas estatais de defesa, 328 membros da Duma, a câmara baixa do Parlamento russo, e dezenas de oligarcas aliados de Vladimir Putin.
Entre os alvos das novas sanções está Herman Gref, presidente-executivo do Sberbank, o maior banco da Rússia, e conselheiro de Putin. Outro nome incluído na lista é o do bilionário russo Gennady Timchenko.
Além disso, o G7 e a União Europeia (UE) lançaram um novo esforço para compartilhar informações e coordenar suas respostas para evitar que a Rússia consiga contornar as sanções impostas desde o início da guerra, que completou hoje um mês.
“Nossas sanções à Rússia não têm precedentes. Em nenhuma outra circunstância nos movemos tão rapidamente e de forma tão coordenada para impor custos devastadores a qualquer outro país”, afirmou a Casa Branca na nota.
As sanções foram anunciadas em meio a uma série de importantes reuniões diplomáticas em Bruxelas. Líderes ocidentais discutirão a guerra contra a Ucrânia em cúpulas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), do G7 e da UE.
(Do Valor PRO, o serviço de notícias em tempo real do Valor Econômico)
Leia a seguir