Por que comprar ações do Itaú (ITUB4) agora? Veja as respostas de BTG, BB e Safra

Os papéis do banco recuavam perto de 5% no acumulado até o fim de maio, mas segue nas recomendações do mercado financeiro para junho

O que BTG Pactual, BB Investimentos e Safra têm em comum? Todos colocam as ações do Itaú Unibanco em suas carteiras de recomendações para junho.

Antes de tudo, vale observar que os papéis do banco recuavam 4,7% no acumulado até o fim de maio. Essa queda, no entanto, era menor que as perdas de 9% do Ibovespa no período.

Então, entre os motivos para as indicações de compra das ações do Itaú (ITUB4) está o potencial de valorização em si.

As casas também destacam que os papéis do banco combinam crescimento e rentabilidade.

BTG Pactual

“O banco está passando pela transformação digital mais eficaz entre os bancos listados, o que acreditamos que permitirá que o seu ROE (retorno sobre o patrimônio líquido) se eleve em relação aos seus pares.

Esperamos que a administração traga boas notícias em seu Investor Day em junho.

As premissas fornecidas pelo guidance do Itaú sugerem um lucro líquido de R$ 40 bilhões (+12% a/a) em 2024. E, talvez mais importante, um crescimento do EBT (lucro antes de impostos, que vemos como uma melhor proxy para os resultados) de 16%.

Se entregue, significa um carrego favorável também para 2025. Negociado a 7,7x P/L (preço/lucro) para 2024, a ação é a nossa Top Pick no setor financeiro.”

BB Investimentos

“Com base na continuidade de resultados favoráveis – incluindo o mais recente resultado do 1T24 divulgado em maio – permanecemos com nossa indicação de Itaú Unibanco.

Acreditamos que, dentre os grandes bancos de nossa cobertura, o Itaú segue sendo a opção mais equilibrada entre crescimento e rentabilidade. Graças a um mix de crédito favorável, dividido entre perfis PF, PJ, Grandes Empresas e Varejo Alta Renda.

O prognóstico mais restritivo para o ambiente de política monetária, tanto doméstica quanto internacionalmente, agravado recentemente, pode acabar influenciando negativamente a perspectiva de um nível de inadimplência mais cadente em relação ao esperado no início do ano.

Ainda assim, calculamos impacto marginal neste momento para a situação operacional do Itaú, que permanece com boas dinâmicas.”

Safra

“Estamos mantendo ligeiramente Itaú Unibanco em nossa carteira. Vemos Itaú como o nome de maior qualidade dentro do setor bancário, tendo mostrado um melhor controle dos indicadores de qualidade de crédito frente a seus pares.

Além disso, o banco está negociando a múltiplos interessantes (P/L para 2024 de ~7,0x, ainda abaixo de sua média histórica de 10 anos de ~10x).”

Leia a seguir

Leia a seguir