Itaú (ITUB4) reforça capital com emissão de letras financeiras no valor de R$ 3,1 bilhões
O Itaú Unibanco (ITUB4) informou ao mercado que emitiu Letras Financeiras no montante total de R$ 3,1 bilhões. A captação do banco foi feita em negociações privadas com investidores profissionais.
Antes de tudo, a Letra Financeira é um título de renda fixa emitido por instituições financeiras com a finalidade de captar recursos de longo prazo. Em contrapartida, o emissor oferece aos investidores rentabilidades mais atrativas. Isso em razão do prazo mais longo e da impossibilidade de resgate em emissões inferiores a 3 anos.
Então, as Letras Financeiras do Itaú possuem vencimento em 2034. Há opção de recompra a partir de 2029, sujeita à prévia autorização do Banco Central.
As Letras Financeiras contribuirão para Capital Nível 2 do Patrimônio de Referência da Companhia, com impacto estimado de 0,24 p.p (base: junho de 2024) no seu índice de capitalização.
Dividendos do Itaú
A emissão do Itaú de Letras Financeiras, com consequente reforço de capital, vem em um momento em que o banco considera a distribuição de dividendos extraordinários.
O CEO do Itaú, Milton Maluhy Filho, declarou durante o evento do banco com investidores este ano – o Itaú Day – que “tudo leva a crer” que a companhia pagará dividendos extraordinários referentes ao exercício social do ano de 2024.
“Prefiro ter pagamentos extraordinários recorrentes de dividendos do que definir ex-ante payout mais alto”, disse na ocasião.
Leia a seguir