- Home
- Mercado financeiro
- Ações
- Klabin (KLBN11) vê cenário melhor para Ebitda no 4º trimestre
Klabin (KLBN11) vê cenário melhor para Ebitda no 4º trimestre
A Klabin (BLBN11) previu que a gradual melhora em curso nos mercados de papel e celulose vão se refletir nos resultados da companhia a partir do quarto trimestre.
“Estamos vendo o quarto trimestre marginalmente melhor”, disse o diretor financeiro e de relações com investidores da Klabin, Marco Paulo Conde Ivo, durante live de resultados com a Inteligência Financeira na quinta-feira (26).
“Principal métrica de resultados é o Ebitda e, sim, esperamos um Ebitda mais forte no quarto trimestre”, disse o executivo.
Ebitda é a sigla em inglês para lucro antes de impostos, juros, depreciação e amortização.
O Ebitda ajustado da Klabin no terceiro trimestre foi 41% menor do que em igual período de 2022, ano de resultados recordes do setor.
Essa redução refletiu uma forte queda nos preços da celulose vendida pela Klabin a mercados da Europa, menores vendas de papel e embalagens no Brasil, além do efeito cambial.
“Isso afetou principalmente o segundo e terceiro trimestres deste ano”, acrescentou Ivo.
Apesar disso, relatórios de analistas do BTG Pactual e do Itaú BBA elogiaram a resiliência do resultado da empresa.
Política mantida, mas Ebitda crescendo
Historicamente, a Klabin distribui aos acionistas 20% do Ebitda na forma de dividendos ou juros sobre o capital próprio.
“Olhando para a frente, a gente deve continuar obedecendo os parâmetros definidos na nossa política”, disse Ivo.
O estatuto da empresa estabelece a remuneração entre 15% e 25% do Ebitda.
Para o executivo, a melhora do Ebitda a partir do quarto trimestre vai refletir o preço da celulose maior, o crescimento gradual da produção da Klabin, fruto de fortes investimentos feitos nos últimos anos.
Cenário
O principal deles é o projeto Puma II, que produz kraftliner e papel cartão, cuja segunda fase está ganhando tração e deve atingir o pico de capacidade nos próximos anos.
Além disso, Ivo mencionou que a Klabin tem vantagens competitivas em relação a concorrentes globais, já que as florestas brasileiras têm melhor produtividade.
Por fim, a empresa tem investido para atender a crescente demanda por embalagens recicláveis.
“A gente tem uma estrutura financeira que permite que ela cresça pagando dividendos de forma regular”, acrescentou.
Leia a seguir