Morning call: mercado termina a semana olhando para Europa e Estados Unidos

Morning call destaca que movimento positivo da bolsa ocorreu mesmo após a confirmação de que os EUA irão impor tarifas de reciprocidade

Painel da Bolsa de Valores, a B3. Foto: Amanda Perobelli/Reuters
Painel da Bolsa de Valores, a B3. Foto: Amanda Perobelli/Reuters

A semana termina com a agenda econômica apontando para o exterior. Assim, o mercado olha para a divulgação do PIB do quarto trimestre na zona do euro e para as vendas no varejo de janeiro nos Estados Unidos. E finalmente para a produção industrial norte-americana, conforme indica o morning call.

O Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro subiu 0,1% no quarto trimestre de 2024 na comparação com o trimestre anterior, segundo dados preliminares divulgados pela agência de estatísticas da União Europeia, a Eurostat. Economistas consultados pelo “The Wall Street Journal” previam estabilidade.

Pensando em como gastar menos para investir mais? Inscreva-se agora e tenha acesso gratuito à 'Planilha de Controle Financeiro'. É só baixar e começar!

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Em base anual, o PIB da zona do euro avançou 0,9% no quarto trimestre, em linha com a projeção de consenso e a mesma alta reportada no trimestre anterior.

Ainda no exterior, o Departamento do Comércio dos EUA comunica, às 10h30 (de Brasília), o dado de vendas no varejo de janeiro. A leitura anterior foi de alta de 0,4% na comparação mensal e de aumento de 3,9% na base anual. Estimativas de baixa de 0,1% na comparação mensal e de aumento de 3,7% na anual.

Últimas em Ações

Etanol brasileiro entra na mira de Trump

Assim, uma semana bastante movimentada pela divulgação do índice oficial de inflação termina relativamente tranquila. Isso se uma notícia inesperada não influenciar a sessão desta sexta-feira (14).

Após muita agitação na semana, a quinta-feira foi relativamente tranquila. A não ser pelo fato de que o presidente Donald Trump tenha colocado em sua alça de mira o etanol brasileiro. Mas é preciso esperar mais detalhes sobre a chamada tarifa de reciprocidade.

O Ibovespa teve um resultado bastante ruim na véspera. Houve queda expressiva de 1,69%. Com isso, o índice voltou ao patamar de 124 mil pontos. O resultado frustrou o mercado, que flertava com a possibilidade da bolsa de valores engatar um rali.

Morning call: como foi o fechamento da bolsa de valores

Então, depois de passar a maior parte do dia oscilando perto da estabilidade, o Ibovespa ampliou a alta no fim do pregão, com a virada mais positiva das ações da Vale e da Petrobras.

Dessa forma, o índice encerrou o pregão com avanço de 0,38%, aos 124.850 pontos, bem perto da máxima do dia, de 124.853 pontos. A melhora foi definida como um movimento técnico por operadores após o tombo de 1,7% registrado ontem.

Na mínima intradiária, ele chegou a bater os 123.778 pontos.

Movimento positivo mesmo com tarifa de Trump

O movimento positivo ocorreu mesmo após a confirmação de que os Estados Unidos irão impor tarifas de reciprocidade.

Segundo o presidente americano, Donald Trump, os cálculos das alíquotas serão definidos caso a caso. Operadores apontam que o anúncio foi interpretado como uma medida “menos drástica” do que anunciar um aumento de tarifas de imediato, o que ajudou a ampliar os ganhos do índice no fim do pregão.

As ações da Petrobras encerraram a sessão em alta: as PN subiram 0,11%, enquanto as ON tiveram avanço de 0,28%.

Ao longo de parte do dia, os papéis apresentaram direções opostas, com as ordinárias subindo e as preferenciais recuando, o que pode indicar que houve compra por parte de estrangeiros.

Já as ações da Vale avançaram 0,13% em um dia mais favorável para ações de mineradoras pares. A maior alta na sessão foi registrada pelas ações da Braskem, que subiram 5,38% em um movimento de correção após duas sessões de queda. Já as ações da Automob caíram pelo terceiro pregão seguido, no valor de 3,70%.

O volume financeiro do índice voltou a cair na sessão de hoje e chegou a R$ 13,9 bilhões. Já na B3, o giro financeiro bateu R$ 17,7 bilhões. Em NY, o dia foi mais positivo: o Nasdaq teve alta de 1,50%; o S&P 500 subiu 1,04%; e o Dow Jones obteve ganhos de 0,77%.

Com informações do Valor Econômico

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS