- Home
- Mercado financeiro
- Ações
- Novo chip para o mercado chinês pode ser ponto positivo adicional para Nvidia
Novo chip para o mercado chinês pode ser ponto positivo adicional para Nvidia
As ações da Nvidia sobem na segunda-feira, depois de alguns raros dias ruins para a fabricante de chips, refletindo relatos de um novo processador de inteligência artificial (IA) para o mercado chinês. Isso serve como um lembrete de sua capacidade de inovação, mas também das dificuldades políticas que enfrenta.
As ações da Nvidia subiam 2,2% nas negociações de pré-mercado na Nasdaq, cotadas a US$ 120,56. As ações fecharam em queda de 2,6% na sexta-feira.
A Nvidia planeja um novo chip de inteligência artificial para o mercado chinês que seria compatível com os controles de exportação dos Estados Unidos, informou a Reuters na segunda-feira, citando pessoas familiarizadas com o assunto. A Nvidia trabalhará com a Inspur, uma de suas parceiras de distribuição na China, no chamado chip “B20”, diz a reportagem. A Nvidia não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.
O governo dos Estados Unidos revelou restrições de exportação pela primeira vez em 2022 em uma tentativa de impedir que a China avance sua tecnologia de IA. Em outubro passado, o Departamento de Comércio estendeu as restrições e colocou requisitos de licenciamento na Nvidia para chips específicos usados em data centers.
Um novo chip para o mercado chinês pode ser um ponto positivo adicional para a Nvidia, mas não está claro se a empresa pode ficar à frente da concorrência e, ao mesmo tempo, permanecer em linha com as demandas do governo dos Estados Unidos. Qualquer chip mais potente potencialmente trará preocupações de mais sanções do país, mas processadores menos capazes serão mais vulneráveis à concorrência de empresas nacionais como a Huawei.
A China representou 14% da receita total do data center da Nvidia no ano fiscal de 2024 — que terminou em janeiro — abaixo dos 19% do ano anterior. A empresa reiterou várias vezes que espera que a demanda forte em outras regiões compense totalmente o impacto projetado nas vendas chinesas decorrente das restrições dos Estados Unidos.
Entre outros fabricantes de chips, a Advanced Micro Devices (AMD) estava subindo 1,2% e a Intel estava ganhando 0,6% no pré-mercado. AMD e Intel têm chips projetados especificamente para os mercados chineses. As ações da Nvidia subiram 138% neste ano até o fechamento de sexta-feira, ante um aumento de 15% no índice S&P 500 e um aumento de 18% no Nasdaq Composto no mesmo período.
Com informações do Valor Econômico
Leia a seguir