Orizon (ORVR3): que ação é essa que entrou nas recomendações do Itaú BBA?

Banco de investimentos retirou Minerva (BEEF3) de sua carteira de small caps

Ecoparque da Orizon (ORVR3), empresa focada na valorização de resíduos. Foto: Divulgação
Ecoparque da Orizon (ORVR3), empresa focada na valorização de resíduos. Foto: Divulgação

Entra Orizon (ORVR3), sai Minerva (BEEF3). O Itaú BBA informou uma mudança em sua Carteira Small Caps, composta por dez recomendações de ações de valor de mercado
inferior a R$ 10 bilhões.

Em relatório assinado por Victor Natal, estrategista de ações para pessoa física, o banco de investimentos explica que a troca de posições ocorre após o anúncio “inesperado” da exportadora de carne bovina, que comprou 16 plantas de abate da Marfrig (MRFG3) em agosto.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

“Acreditamos que a Minerva posterga a geração de valor da companhia para o médio/longo prazo, enquanto o setor de proteínas tem sido, historicamente, impulsionado por dinâmicas de curto prazo. Mesmo com o sólido histórico de integração em fusões e aquisições passadas da companhia, optamos por adotar uma postura mais conservadora e encerrar nossa exposição ao nome”, aponta o especialista.

O texto lembra que o Itaú BBA já revisou para baixo as estimativas da companhia, o que também sustenta a opção por retirar o papel da carteira agora.

Últimas em Ações

“Embora a transação esteja alinhada com os objetivos de longo prazo da companhia, a aquisição adia a esperada desalavancagem de Minerva e posterga os benefícios do ciclo bovino mais favorável no Brasil, mudando nossa tese de investimento da empresa para uma história de execução. Desde o anúncio da aquisição, o papel já apresentou mais de 25% de queda, refletindo a falta de visibilidade nas estimativas para os novos ativos”, segue o relatório.

A nova recomendada

No lugar na lista de small caps preferidas, o Itaú BBA adiciou a Orizon, empresa focada na valorização de resíduos.

“A companhia, que começou a observar a retomada de volume em suas operações, anunciou recentemente uma joint venture com a Compass para investir numa planta de produção de biometano, mercado ainda incipiente no Brasil, mas já desenvolvido em países da Europa e Estados Unidos”, detalha Victor Natal.

“A planta deve ficar pronta e começar a operar em 2025 e a expectativa da companhia é que o consumidor pagará um prêmio pelo biometano — pelo fato dele ser um renovável — o que deve fazer com que as margens do negócio sejam superiores às do gás natural”, continua o relatório.

O estrategista indica que, ainda no tema sustentabilidade, a Orizon está em processo final de adquirir o certificado de crédito de carbono. “Atividade que pode gerar um impulso adicional em sua receita nos próximos trimestres”, afirma.

Por fim, no trecho que traz mais dados da empresa, o especialista do banco destaca que ela hoje conta com quatro linhas de negócios, abrangendo 15 ecoparques espalhados por 10 estados brasileiros.

“Fundada em 2009, a companhia realizou seu IPO em 2021 e, desde então, vem entregando de maneira sólida seu planejamento de expansão. A Orizon utiliza das suas operações de gestão de aterros sanitários para geração de biogás, energia renovável, créditos de carbono e biometano”, informa.

“Com isso, a empresa vem unindo inovação, tecnologia e resíduos para o desenvolvimento de negócios sustentáveis em diferentes cadeias de produção e consumo”, completa no relatório.

Composição atual da Carteira Small Caps

PetroReconcavo (RECV3)
3R Petroleum (RRRP3)
Smartfit (SMFT3)
Orizon (ORVR3)
M. Dias Branco (MDIA3)
Vivara (VIVA3)
Cyrela Realty (CYRE3)
3tentos (TTEN3)
Track & Field (TFCO4)
Alupar (ALUP11)

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS