Ações da Petrobras sofrem com desânimo relacionado à China e petróleo em queda livre
Ações da Petrobras caem porque investidores estão decepcionados com pacote de estímulos divulgado pela China nesta madrugada
As ações da Petrobras (PETR3; PETR4) caem nas primeiras horas da sessão desta terça-feira (8). O preço do petróleo no mercado global derrubou o preço dos ativos. Isso porque há decepção dos investidores em relação ao pacote de estímulos divulgado pela China nesta madrugada.
Nesse sentido, as ações ordinárias (PETR3) caíam 2,76%. Simultaneamente, as preferenciais (PETR4) desciam 2,53%.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
O pacote de estímulo da China é mais genérico e sem detalhamento das medidas fiscais. Isso na visão do mercado ocidental. Assim, petróleo e outras commodities recuam. Vale mencionar que a China é um dos principais importadores mundiais de petróleo.
Sophie Altermatt e Richard Tang, economistas do banco suíço Julius Baer, dizem que a falta de detalhes desapontou os mercados.
Últimas em Ações
Contudo, esperam que políticas individuais sejam anunciadas nas próximas semanas pelo governo chinês, “o que deve sustentar o mercado”.
Nesse sentido, as únicas novidades até agora são um plano de investimentos de 100 bilhões de yuan em projetos estratégicos de segurança nacional e 100 bilhões de yuan de investimentos orçamentários que eram esperados para 2025.
Nem guerra impulsiona preço do petróleo e PETR4
Nem os novos conflitos registrados no Oriente Médio deram suporte ao preços do petróleo. Da mesma maneira, a força do furação Milton na Flórida foi insuficiente para elevar os preços da commodity.
Por volta das 11h30, o petróleo Brent – referência mundial – para dezembro caia 4,8% a US$ 77,09, enquanto o WTI – referência americana – para novembro recuava 4,72% a US$ 73,52.
Mesmo com a forte queda de hoje, no período de uma semana, o Brent tem ganhos de 5% e o WTI lucra 5,31%.
Anteriormente, o mercado havia se animado com anúncios do governo chinês. No final de setembro, o pacote de estímulos levou o Ibovespa a uma alta de 1,27% na semana. Além disso, o dólar acumulou queda de 1,53%.
Com informações do Valor Econômico.