Petrobras (PETR4) confirma descoberta de gás natural em bacia na Colômbia

A Petrobras também anunciou nesta segunda que encerrou seu programa de recompra de ações iniciado há um ano

Refinaria da Petrobras (PETR4). Foto: Diego Vara/Reuters
Refinaria da Petrobras (PETR4). Foto: Diego Vara/Reuters

A Petrobras (PETR4) confirmou a descoberta de gás natural na Bacia de Guajira, na Colômbia, após a perfuração de mais um poço exploratório em suas operações no chamado bloco Tayrona.

A companhia lembra que já tinha descoberto gás em 2022, com a perfuração do poço Uchuva-1. Agora, com o poço Uchuva-2, a presença de gás foi confirmada e agrega informações para o desenvolvimento do bloco.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

O poço está sendo executado em cinco fases e o intervalo portador de gás foi constatado na fase 4 da perfuração, por meio de perfis elétricos, que serão posteriormente caracterizadas por meio de análises de laboratório.

Segundo a companhia, o poço Uchuva-2 encontra-se em águas profundas da Colômbia, a 31 quilômetros da costa e 76 quilômetros da cidade de Santa Marta. A profundidade do poço é de 804 metros.

Últimas em Ações

A Petrobras é operadora do bloco Tayrona, com participação de 44,4%, em parceria com a Ecopetrol, que tem participação majoritária de 55,5%. A perfuração de poços continuará até o fim do ano para realização de um teste de formação.

Recompra de ações

Mais cedo, além da descoberta na Colômbia, a Petrobras também anunciou que encerrou seu programa de recompra de ações iniciado há um ano. Nos últimos 12 meses, a companhia comprou 155,5 milhões de ações preferenciais, o equivalente 3,5% do total em circulação.

Segundo a companhia, foi devolvido aos acionistas R$ 5,6 bilhões no programa de recompra. O cancelamento das ações em tesouraria ocorrerá futuramente por deliberação do conselho de administração.

Com informações do Valor Econômico

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS