Petrobras (PETR4) rescinde contrato de venda da refinaria Lubnor
A unidade havia sido negociada para a Grepar Participações dentro plano de desinvestimentos promovido nos governos Michel Temer e Jair Bolsonaro
A Petrobras (PETR3; PETR4) informou nesta segunda-feira (27) que o contrato para a venda da refinaria Lubnor (Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste), e seus ativos logísticos associados para a Grepar Participações, foi rescindido.
A companhia explica, em fato relevante, que o rompimento foi feito “em razão da ausência de cumprimento de condições precedentes nele estabelecidas até o prazo final definido em tal contrato (25/11/2023)”.
“A Petrobras reforça o seu compromisso com a continuidade operacional da Lubnor, com a confiabilidade e disponibilidade de suas unidades e zelando pela segurança e respeito ao meio ambiente e às pessoas”, diz a empresa no comunicado.
A refinaria, localizada em Fortaleza (CE), possui capacidade de processamento autorizada de 8,2 mil barris/dia. Segundo a Petrobras, ela é uma das líderes nacionais em produção de asfalto, e a única unidade de refino no país a produzir lubrificantes naftênicos.
A unidade havia sido vendida em maio de 2022 para a Grepar Participações, por US$ 34 milhões, dentro do plano de desinvestimentos promovido nos governos Michel Temer e Jair Bolsonaro.
Em junho de 2023, o negócio, agora rescindido, foi aprovado pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).
Leia a seguir