Melhores e piores da Bolsa: Armac e Santos Brasil lideram; Minerva desaba com suspeita de ‘vaca louca’

Confira as melhores e piores ações desta quarta-feira (22)

Caminhão da empresa de logística Santos Brasil - Foto: divulgação
Caminhão da empresa de logística Santos Brasil - Foto: divulgação

As ações da empresa de logística Santos Brasil dispararam no pregão desta quarta-feira (22), que foi mais curto e teve o Ibovespa em queda por influência do pregão dos EUA.

O ticker STBP3 liderou as altas na bolsa entre empresas que operaram na casa dos milhões de reais ou acima disso durante uma boa parte do pregão, mas terminou atrás das ações da Armac, de equipamentos industriais.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

A alta da Santos Brasil vem cerca de um mês depois de duas concorrentes da Santos BRP, Maersk e MSC, anunciarem o fim de uma parceria que envolvia o compartilhamento de navios entre as duas empresas.

Com a cisão, a Santos BRP pode se favorecer ao negociar o valor do frete de forma individualizada.

Pagamento de dividendos

No caso da Armac, a empresa tem como fato importante para os próximos dias o pagamento de dividendos e juros sobre capital próprio (JCP), marcado para esta quinta-feira (23).

Embora só possam receber os proventos os donos de ações que compraram papéis até o dia 28 de dezembro, investidores resolveram apostar no papel mais efusivamente na véspera do pagamento de um total de R$ 18 milhões, equivalentes a R$ 0,052 por ação.

Perdas

Entre as maiores perdas, destaque para o frigorífico Minerva, que teve o valor de suas ações afetado na bolsa devido à suspeita de presença da doença da “Vaca Louca” no Brasil. O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) disse que investiga um caso suspeito de encefalopatia espongiforme bovina, o nome técnico da doença.

Apesar das perdas do frigorífico, a empresa não foi a pior do dia. Entre as empresas que operam volume na casa dos milhões ou mais, a pior queda foi da Multilaser, a empresa de estética perdeu mais de 8% do valor de suas ações.

Confira os maiores ganhos do dia*

  • Armac (ARML3) +10,19%
  • Santos Brasil (STBP3) +8,28%
  • Traders Club (TRAD3) +6,56%
  • Technos (TECN3) +5,90%
  • Odontoprev (ODPV3) +5,06%

Veja as empresas que mais perderam valor*

  • Multilaser (MLAS3) -10,00%
  • Log-In (LOGN3) -8,99%
  • Via (VIIA3) -8,40%
  • Minerva (BEEF3) -7,91%
  • Dasa (DASA3) -7,57%

* A lista indica empresas com volume na casa dos milhões de reais ou acima disso, pertencentes ou não aos índices da B3

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS