Melhores e piores ações: Gradiente lidera, e Oi fica com a maior queda depois de empilhar altas
Confira as piores e melhores ações da bolsa nesta quinta, 16 de fevereiro
A IGB (IGBR3), dona da Gradiente, tradicional empresa de tecnologia brasileira, fechou em alta de quase 15% na sessão desta quinta-feira (16) na B3. A empresa, que está em recuperação judicial e não tem mais produção, liderou as altas do dia.
A empresa acumula ganhos de mais de 85% nos últimos 12 meses e seus papéis são negociados a R$ 63.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Esporadicamente, a Gradiente aparece entre as ações que mais se valorizam na bolsa, embora não haja avanços no que diz respeito a uma eventual retomada da empresa.
Uma das explicações para as altas é a especulação acerca dos ativos físicos que a empresa ainda mantém e que podem vir a ser objeto de desejo de outras empresas, contribuindo com os solavancos que os papéis registram eventualmente na bolsa.
Oi sofre revés
A Oi (OIBR3; OIBR4) segue na sua rotina de oscilações. Depois de fechar três sessões seguidas da bolsa como algumas das ações que mais subiram, a empresa despencou nesta quinta e fechou como a maior queda do pregão, com desvalorização de mais de 10% nas ações ordinárias. As preferencias fecharam com queda ligeiramente inferior.
A iniciativa dos bancos credores da Oi de anunciarem que vão à Justiça contra a empresa, afirmando que a recuperação judicial pela qual a companhia de telefonia passou não foi concluída. No final de 2022, a Justiça anunciou que a RJ da Oi havia acabado. No início deste ano, a empresa pediu novamente proteção contra credores.
Nesta quinta, a Oi afirmou que a proteção contra a execução das dívidas é legítima e disse que a crise está sendo tratada ‘de maneira equivocada e injusta’ pelos credores.
Confira as melhores* ações da bolsa
- IGB / Gradiente (IGBR3) +14,60%
- Lupatech (LUPA3) +13,50%
- Clearsale (CLSA3) +13,03%
- Dasa (DASA3) +10,26%
- Technos (TECN3) +8,43%
Veja as piores*
- Oi (OIBR3) -12,28%
- Oi (OIBR4) -9,30%
- Kepler (KEPL3) -8,47%
- Romi (ROMI3) +10,76%
- Infracommerce (IFCM3) -7,98%
*Empresas que negociam ações na B3, dentro ou fora do Ibovespa e outros índices, e que no dia tiveram volume de negociação na casa dos milhões de reais, ou acima disso.