Comgas sobe 27% e Petrobras e Taurus despencam na Bolsa; confira as piores e melhores ações do dia
Veja o resultado das ações na Bolsa e os piores e melhores desempenhos desta segunda-feira, 31 de outubro
O Ibovespa teve um dia movimentado nesta segunda-feira (31), depois do pleito eleitoral que colocou Lula como o próximo presidente do Brasil. Ele assumirá dia 1º de janeiro e conduzirá o país pela terceira vez.
A política foi um assunto de destaque entre os investidores ao longo de todo o pregão, como não poderia deixar de ser após o pleito presidencial mais parelho da história recente do país.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Nesse cenário, o índice fechou em alta depois de oscilar o dia inteiro.
Em relação aos papéis, o destaque positivo entre as empresas que negociam volume na casa dos milhões foram as ações da Comgas, campeãs de valorização ao final do pregão, com valorização quase 30% depois que o gás natural subiu mais de 10% no mercado internacional.
Já a Viver, incorporadora e construtora, ficou com o segundo lugar entre as mais valorizadas, favorecida mais diretamente pelo cenário eleitoral, tendo em vista que Lula pretende dar nova vida ao programa Minha Casa, Minha Vida, em especial, para as menores faixas de renda, público da Viver.
No campo negativo, destaque para a Petrobras, que teve perdas sensíveis relacionadas às apostas que grandes investidores fizeram na vitória de Jair Bolsonaro.
Além disso, há especulações no mercado sobre quem deve ser o novo presidente da empresa. O senador Jean Paul Prates, do PT do Rio Grande do Sul, é um novo que ganhou força, mas que o mercado não viu com bons olhos.
A Taurus, que foi favorecida pela política de flexibilização na venda de armas durante o governo Bolsonaro, também esteve entre as piores quedas da Bolsa, impactadas pela decisão do pleito presidencial.
Confira as maiores altas da Bolsa nesta segunda:
- Comgas ON (CGAS3): 27,17%
- Comgas PNA (CGAS5): 18,02%
- Viver (VIVR3): 16,32%
- Infracommerce (IFCM3): 13,11%
- Anima (ANIM3): 11,02%
Veja as ações que mais se desvalorizavam no pregão:
- Petrobras PN (PETR4): -8,47%
- Enel-CE (COCE5): -7,53%
- Petrobras ON (PETR3): -7,04%
- Taurus ON (TASA3): -6,95%
- Taurus PN (TASA4)