O que significa a privatização de uma empresa estatal?
-
Nicholas McCarthy, CIO do Itaú Unibanco: Brasil pode se beneficiar com efeitos do tarifaço de Trump
-
'Não consigo apostar contra bolsa americana', diz gestor que vê dólar dominante por 50 anos
-
'Melhor ficar aplicado em juros neste momento', diz gestor de R$ 12,7 bilhões; saiba como turbinar sua renda fixa
Quando a gente fala de empresas estatais, sempre vem o assunto da privatização. Mas o que é isso, o que significa?
Privatizar, de uma maneira geral, quer dizer transformar algo em privado. Ou seja, que pertença a pessoas ou empresas da iniciativa privada. No caso das empresas estatais, quer dizer vender uma companhia que é do estado para investidores ou empresas privadas.
A privatização de empresas famosas no Brasil
Por exemplo, a Companhia Vale do Rio Doce, que hoje em dia se chama apenas Vale, era estatal e foi privatizada em 1997. Ela foi comprada por um consórcio de empresas por três vírgula três bilhões de dólares. Outra foi a famosa Light, que era do estado do Rio de Janeiro e foi privatizada em 1996. Três multinacionais compraram a empresa no processo de privatização e viraram sócias da Light.
Aposto que agora você vai me perguntar: privatizar é bom ou ruim, Diogo? É uma pena, mas esse vídeo está acabando. Essa resposta fica para outra vez!
Veja mais um conteúdo da Inteligência Financeira sobre empresas estatais abaixo:
Ações de empresas estatais: vale a pena investir?
Petrobras, Banco do Brasil, Eletrobras… vale a pena investir nas ações de estatais ou de capital misto?As empresas estatais tem parte, ou todo seu capital social, nas mãos do governo. Dependendo do tamanho da União na empresa, ela pode tomar decisões mais baseadas na política econômica do governo do que nas suas necessidades de mercado.
Para falar mais sobre o assunto, a editora-executiva da IF, Anne Dias, conversa com Felipe Vella, especialista em mercados futuros e análise volumétrica na Ativa Investimentos. Assista ao Entrevista da Semana IF acima.
Leia a seguir