- Home
- Mercado financeiro
- Ações
- SEC quer fechar regras que podem reformular o funcionamento do mercado de ações nos EUA
SEC quer fechar regras que podem reformular o funcionamento do mercado de ações nos EUA
A Securities and Exchange Commission (SEC), a comissão de valores mobiliários dos EUA, se prepara para propor grandes mudanças no mercado de ações norte americano.
Segundo o The Wall Street Journal (WSJ), o presidente da SEC Gary Gensler orientou sua equipe, no ano passado, a explorar maneiras de tornar o mercado de ações mais eficiente para pequenos investidores e empresas públicas.
Embora o trabalho esteja em curso, uma ideia que ganhou força é exigir que as corretoras enviem a maioria dos pedidos de investidores individuais para serem encaminhados para leilões em que as tradings competem para executá-los, informou o WSJ. Funcionários da SEC começaram sondagens com participantes do mercado nas últimas semanas, diz o WSJ.
A mudança mais importante que está sendo discutida pela SEC com Wall Street afetaria a maneira como as negociações são tratadas depois que um investidor faz uma chamada ‘ordem de mercado’ com um corretor para comprar ou vender uma ação. As ordens de mercado, que representam a maioria das negociações de investidores individuais, não especificam um preço mínimo ou máximo que o investidor está disposto a pagar.
Gensler disse que quer garantir que os corretores executem ordens ao melhor preço possível para os investidores – o preço mais alto para quando um investidor está vendendo, ou o preço mais baixo quando estiver comprando.
As regras atuais exigem que os corretores realizem uma “diligência razoável” para determinar o melhor mercado provável para a execução de uma negociação. Muitos corretores encaminham ordens para grandes corretoras, em vez de enviá-las diretamente às bolsas, como a Nasdaq, sob o argumento de que as corretoras fornecem os melhores preços no momento da compra.
Várias corretoras e fundos de Wall Street reagiram com força, no ano passado, quando ficou claro que Gensler, o presidente da SEC, estava mirando, segundo os estores, seus modelos de negócios. Os gestores chegaram inclusive a publicar seus próprios planos para melhorar o mercado de ações nos EUA.
Gensler planeja detalhar algumas das possíveis mudanças em um discurso na quarta-feira (8). A data ainda está pendente de confirmação.
Leia a seguir