Alckmin diz que volta do horário de verão seria boa ideia para garantir energia

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, da Indústria e Comércio (Mdic), Geraldo Alckmin (PSB), classificou como “boa ideia” o retorno do horário de verão, que está sendo avaliado para ajudar o setor a garantir o suprimento de energia no chamado “horário de ponta” — ou horário de pico —, que neste período do ano está […]

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, da Indústria e Comércio (Mdic), Geraldo Alckmin (PSB), classificou como “boa ideia” o retorno do horário de verão, que está sendo avaliado para ajudar o setor a garantir o suprimento de energia no chamado “horário de ponta” — ou horário de pico —, que neste período do ano está entre 18h a 20h.

Essa possibilidade foi admitida, mais cedo, pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. O horário especial adotado na estação do ano de maior luminosidade solar ao longo do dia, que continua sendo adotado em outros países, foi suspenso durante o governo do ex-presidente Michel Temer. Durante a crise hídrica de 2021, o governo Jair Bolsonaro chegou a considerar o seu retorno, mas essa proposta não foi à frente.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Leia mais:

  • Seca causa apreensão com armazenamento de usinas hidrelétricas
  • Brasil está com 25 unidades da federação sob seca severa, diz Marina
  • Indústria antecipa entrega ao varejo, mas ‘taxa da seca’ pode elevar preços
  • Com deflação, IPCA tem alívio pontual, mas seca já pressiona

“O ministro (Silveira) falou uma coisa importante: não vai faltar energia”, disse Alckmin, após endossar a proposta do horário de verão. Além disso, o vice-presidente comentou o impacto da seca no Produto Interno Bruto (PIB). “Claro que [a seca] não ajuda [o PIB], mas estamos no fim do período seco”, disse.

Últimas em Mercado financeiro

Ao reforçar a questão do horário de verão, Silveira disse, mais cedo, que é uma decisão que está “sobre a mesa”, em “fase de avaliação”. Segundo ele, pesquisas apontam que a maioria da população aprova a mudança do horário, com adiantamento dos relógios em uma hora, e setores específicos, como o turismo, têm a economia impulsionada pela medida.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS