Arábia Saudita anuncia aliança global por solução de dois Estados no Oriente Médio

A Arábia Saudita anunciou, nessa sexta-feira (27), a criação de uma aliança internacional visando estabelecer as bases para uma solução de dois Estados entre Israel e a Palestina, grupo que também terá apoio da União Europeia (UE).“Hoje, em nome das nações árabes e islâmicas, junto com nossos parceiros europeus, anunciamos o lançamento da Aliança Internacional […]

Mudanças no site e redes sociais apresentam novo posicionamento, e trazem conteúdo focado na jornada individual do investidor
Mudanças no site e redes sociais apresentam novo posicionamento, e trazem conteúdo focado na jornada individual do investidor

A Arábia Saudita anunciou, nessa sexta-feira (27), a criação de uma aliança internacional visando estabelecer as bases para uma solução de dois Estados entre Israel e a Palestina, grupo que também terá apoio da União Europeia (UE).

“Hoje, em nome das nações árabes e islâmicas, junto com nossos parceiros europeus, anunciamos o lançamento da Aliança Internacional para Implementar a Solução de Dois Estados. Convidamos vocês a se juntarem a esta iniciativa”, disse o ministro das Relações Exteriores saudita, Faisal bin Farhan.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

O anúncio ocorreu durante reunião ministerial sobre a questão palestina e os esforços pela paz, em Nova York, onde ocorre nesta semana a Assembleia Geral da ONU. O representante saudita não deu mais detalhes sobre a aliança, mas defendeu a necessidade do esforço internacional.

Faisal condenou a “crise humanitária catastrófica” causada pela guerra na Faixa de Gaza, e as “graves violações cometidas pelas forças de ocupação israelenses na Cisjordânia”, de acordo com a Agência de Imprensa Saudita (SPA). Ele descreveu as ações de Israel em território palestino como parte de uma “política mais ampla de ocupação e extremismo violento”.

Últimas em Mercado financeiro

A aliança inclui vários países árabes e muçulmanos, além de parceiros europeus, segundo a agência de notícias estatal saudita, sem especificar quais países se comprometeram a aderir. O chefe de política externa da UE, Josep Borrell, disse, no X (Twitter), que as primeiras reuniões ocorreriam em Riad e Bruxelas nos próximos meses.

*Com informações do Valor Econômico

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS