Assessor de Guedes, Caio Paes de Andrade é o mais cotado para assumir a Petrobras

Secretário já havia sido ventilado para o cargo e foi entrevistado por ministro de Minas e Energia

Caio Paes de Andrade, indicado pelo governo para comandar a Petrobras. Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados
Caio Paes de Andrade, indicado pelo governo para comandar a Petrobras. Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

Secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Paes de Andrade é o nome mais cotado para assumir a presidência da Petrobras com a desistência do consultor Adriano Pires, que foi antecipada pela colunista do GLOBO Malu Gaspar e formalizada na noite desta segunda-feira.

O nome é defendido por ministros do governo e ele já foi entrevistado pelo ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Assessor do ministro Paulo Guedes, o nome de Paes de Andrade volta a ser ventilado no governo para assumir o comando da estatal. Ele estava entre os cotados para o posto desde antes da queda de Joaquim Silva e Luna, general da reserva. Foi uma indicação de Guedes, mesmo que ele venha dizendo que não quer se envolver no assunto.

Bolsonaro decidiu demitir Silva e Luna por conta da alta dos preços dos combustíveis num ano eleitoral. Inicialmente, o nome escolhido para o cargo foi de Adriano Pires, consultor que tinha apoio do centrão — grupo de partidos que apoia Bolsonaro. Pires, porém desistiu.

Caio Paes de Andrade pode ser uma solução caseira adequada para este momento. Ele foi presidente do Serpro (estatal de dados do governo) e, com isso, já se descompatibilizou de investimentos e empresas — situação que levou Pires a declinar do convite.

O secretário é um gestor de confiança inclusive de Bolsonaro e tem como vitrine a implantação do sistema Gov.br, que reúne serviços digitais do governo federal.

Caio Mario Paes de Andrade tem formação em Comunicação Social pela Universidade Paulista, pós-graduação em Administração e Gestão pela Harvard University e Mestre em Administração de Empresas pela Duke University.

A nova indicação ocorre depois do consultor Adriano Pires desitir oficialmente de assumir o cargo.

Pires comunicou pela manhã que desistira de assumir o cargo, mas o presidente Jair Bolsonaro passou o dia tentando convencê-lo a mudar de ideia. Ele, porém, decidiu não assumir o cargo.

A dificuldade de ser aprovado pelo Comitê de Pessoas da Petrobras, que ser reunirá nesta terça-feira, porém, fez Pires desistir do cargo. Além disso, Pires não quis abrir mão da sua empresa de consultoria, o Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE).

Em carta enviada ao MME, Pires agradece a indicação e reafiram o “compromisso de continuar nessa luta” pelo desenvolvimento do mercado de óleo e gás. Ele afirma, porém, que não poderia conciliar o cargo com as atividades de consultoria que já desempenha, atualmente, para empresas do setor.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS