Bancos vão cortar crédito de frigoríficos que compram gado de áreas de desmatamento ilegal da Amazônia e do Maranhão
Cadeia de carne bovina é a primeira a ter uma regulação dos bancos voltada ao combate do desmatamento ilegal
Os grandes bancos brasileiros vão exigir dos frigoríficos, que solicitarem empréstimos para financiar seus negócios, que cumpram protocolos de combate ao desmatamento ilegal. Pelo acordo aprovado pela Febraban, ao qual a Inteligência Financeira teve acesso, os bancos só poderão conceder crédito para frigoríficos e matadouros que comprovarem que não compram gado proveniente de áreas de desmate ilegal da Amazônia e do Maranhão. O acordo, que tem até o momento 21 bancos signatários (veja lista abaixo), será divulgado nesta terça-feira (30).
Segundo o texto, as regras aprovadas em março determinam que os bancos exijam que os frigoríficos façam rastreio e monitoramento para garantir até dezembro de 2025, que não compram gado associado ao desmatamento ilegal de fornecedores diretos e indiretos. Hoje, o fornecedor indireto (aquele que vende bezerros ou boi magro) é o principal gargalo para o monitoramento do gado na Amazônia.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Aspectos sociais, como a verificação do cadastro de empregadores que tenham submetido trabalhadores a condições análogas à de escravo, também serão levadas em conta, segundo a Febraban.
“Para promover a adoção dessas práticas, as instituições financeiras definirão os planos de adequação, incentivos e consequências cabíveis”, afirma trecho do documento.
“E para que o progresso dos frigoríficos seja monitorado ao longo do tempo, foram estabelecidos indicadores de desempenho, a serem divulgados periodicamente pelos frigoríficos.”
Veja a lista dos bancos signatários
- Itaú Unibanco
- Banco ABC Brasil
- Banco Bradesco
- Banco BTG Pactual
- Banco Citibank
- Banco Cooperativo Sicredi
- Banco Daycoval
- Banco do Brasil
- Banco do Estado do Pará
- Banco do Estado do Rio Grande do Sul
- Banco do Nordeste do Brasil
- Banco Fibra
- Banco Mercantil do Brasil
- Banco Original
- Banco PAN
- Banco Safra
- Banco Santander Brasil
- Banco Toyota do Brasil
- Banco Votorantim
- Caixa Econômica Federal
- China Construction Bank Banco Múltiplo