BC da Rússia eleva taxa de juros para 19% e não descarta novos aumentos à frente

O Banco da Rússia elevou a taxa de juros de referência da economia em 1 ponto percentual nesta sexta-feira, para 19% ao ano, para tentar conter as pressões inflacionárias que, na visão da autoridade monetária, “permanecem altas”. Em comunicado divulgado após a decisão, o banco central russo disse que um aperto adicional da política monetária […]

O Banco da Rússia elevou a taxa de juros de referência da economia em 1 ponto percentual nesta sexta-feira, para 19% ao ano, para tentar conter as pressões inflacionárias que, na visão da autoridade monetária, “permanecem altas”.

Em comunicado divulgado após a decisão, o banco central russo disse que um aperto adicional da política monetária é necessário “para retomar o processo de desinflação, reduzir as expectativas de inflação e garantir o retorno da inflação à meta em 2025”.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Nas previsões da autarquia, a inflação na Rússia deve ficar acima de 7% até o fim deste ano, em um momento no qual o crescimento da demanda doméstica tem superado a oferta de bens e serviços.

Vale notar, ainda, que o Banco da Rússia “mantém aberta a perspectiva de aumentar a taxa básica em sua próxima reunião”, diante da intenção de fazer com que a inflação caia para a faixa entre 4% e 4,5% em 2025 e permaneça próxima a 4% mais à frente. O banco central, porém, observa que o balanço de riscos para a inflação “está significativamente inclinado para cima”.

Últimas em Mercado financeiro

*Com informações do Valor Econômico

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS