PIB maior, com mais inflação em 2024: veja os destaques do Boletim Focus

Tendência de alta da Selic ainda não aparece na edição mais nova do relatório do Banco Central

Preços de mercadorias exibidos em supermercado no Rio de Janeiro. Foto: Ricardo Moraes/Reuters
Preços de mercadorias exibidos em supermercado no Rio de Janeiro. Foto: Ricardo Moraes/Reuters

O novo Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira (26) pelo Banco Central, traz um cenário de expansão maior da economia em 2024. Ao mesmo tempo, com a inflação pressionando o bolso dos brasileiros.

Então, a estimativa para o PIB nesta ano passou de 2,23% para 2,43%. A taxa era de 2,19% há quatro semanas.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Já a projeção do IPCA no final de 2024 avançou de 4,22% para 4,25%. O índice esperado estava em 4,10% quatro semanas atrás.

Mesmo com gestoras e instituições financeiras colocando no radar um novo ciclo de alta, a previsão para a taxa Selic no Boletim Focus segue em 10,50% no encerramento deste ano.

Últimas em Boletim Focus

Entre os ajustes no relatório do BC, o panorama para a cotação do dólar mostrou leve alta. De R$ 5,31 para 5,32.

Projeções no Boletim Focus para 2025

Para o ano que vem, o mercado financeiro voltou a subir a estimativa para a inflação. Agora, de 3,91% para 3,93%.

Enquanto houve baixa no panorama para o crescimento do PIB. A perspectiva de alta da economia em 2025 recuou de 1,89% para 1,86%.

Por fim, a taxa Selic projetada no término do ano que vem permaneceu em 10%. Enquanto a previsão para a cotação do dólar ficou em R$ 5,30.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS