- Home
- Mercado financeiro
- Bolsas da Ásia recuam pressionadas por Fed e necessidade de mais ajuda da China ao setor imobiliário
Bolsas da Ásia recuam pressionadas por Fed e necessidade de mais ajuda da China ao setor imobiliário
As bolsas da Ásia fecharam o pregão de quinta-feira em queda, pressionadas pelo sentimento de que os juros permanecerão elevados por mais tempo nos EUA à medida que o Federal Reserve (Fed) adia o corte nas taxas e pelo temor de que as recentes medidas de estímulo para o setor imobiliário chinês não são suficientes.
Bolsa do Japão
No Japão, o Nikkei caiu 1,3% a 38.054,14 pontos, com as maiores perdas concentrada nas ações de eletrônicos à medida que os investidores estão focados nos dados econômicos dos EUA e suas implicações na política monetária.
Advantest caiu 6,1% e Mitsubishi recuou 3,3%.
Bolsa de Hong Kong
Em Hong Kong, o índice Hang Seng recuou 1,3% a 18.230,19, perdendo os ganhos de um rali recente.
“O mercado está esperando por novos catalisadores, como problemas na política monetária ou melhoria nos fundamentos econômicos chineses para voltar a subir, afirmaram analistas da CCB International em nota.
Os setores de energia e imobiliários registraram as maiores quedas, com PetroChina caindo 1,85% e Cnooc recuando 2,4%. No setor imobiliário, China Resources Land caiu 3,2% e Longfor Group recuou 3,6%.
China continental
Na China continental, o índice Shanghai recuou 0,6% a 3.091,67 pontos pressionado também pelo setor imobiliário.
O sentimento dos investidores no setor de construção esfriou com o foco agora sendo quanto do recente estímulo vai se traduzir em um aumento nas vendas de imóveis.
China Vanke caiu 4% e Gemdale recuou 5%.
Suporte veio do setor de semicondutores, que subiu depois que notícias veiculadas na mídia estatal informaram que a Universidade de Tsinghua desenvolveu o primeiro chip para complementar a visão.
Para William Wu, analista da Daiwa, a China vai precisar dar mais estímulos ao setor de construção e imobiliário no curto prazo. “Mais ajuda deve estar a caminho, embora não acredite que taxas de hipoteca menores mudarão a atual crise no setor”, disse ele, em nota.
Coreia do Sul e Índia
O índice Kospi, da Coreia do Sul, caiu 1,6% a 2.635,44, pressionado pelos pesos-pesado da bolsa, incluindo ações de tecnologia e de veículos, à medida que o apetite de risco permanece fraco em função do temor de elevação dos rendimentos dos títulos à media que os juros americanos permanecem elevados. Samsung Electronics caiu 2,3%, SK Hynix caiu 3,4% e Naver perdeu 2,8%.
As ações na Índia também recuaram com o índice Sensex recuando 0,3% a 74.312,34 pontos também pressionados pela política monetária do Fed. Tata Steel caiu 2,6% pressionada por queda de 64% no lucro líquido do quarto trimestre. JSW Stell caiu 1,5% e Wipro recuou 0,9%.
Com informações do Valor Econômico
Leia a seguir