- Home
- Mercado financeiro
- Bolsas de NY fecham em alta após Powell citar cautela em próximas decisões de juros do Fed
Bolsas de NY fecham em alta após Powell citar cautela em próximas decisões de juros do Fed
As bolsas de Nova York fecharam em alta nesta sexta-feira (25). O mercado recebeu bem os comentários do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, no Simpósio de Jackson Hole.
As falas de Powell no evento mais esperado da semana reforçaram que o Fed se guiará por dados e sinalizaram a sua inclinação a manter juros restritivos por mais tempo – um tom mais duro que o esperado, como comentou o economista-sênior do Inter, André Cordeiro.
Mas, na visão de alguns analistas, isso não foi nenhuma novidade. O economista Mohamed El-Erian, por exemplo, disse que dirigente optou por observações que não trazem qualquer coisa nova.
Com esse pano de fundo, o índice Dow Jones fechou com elevação de 0,73%, aos 34346,96 pontos. O S&P 500 ganhou 0,67% aos 4405,73 pontos. E o Nasdaq teve alta de 0,94%, aos 13590,65 pontos.
Em relação à sexta-feira passada, 18, o Dow Jones recuou 0,45%, o S&P 500 subiu 0,82% e o Nasdaq ganhou 2,26%.
Altas em NY
As empresas de tecnologia, em maior parte, subiram após o tombo de quinta-feira. Foi o caso de Apple (+1,26%), Amazon (+1,08%) e Microsoft (+0,94%). Uma parcela do segmento de chips registrou ganhos, se recuperando parcialmente do fechamento majoritariamente no vermelho de quinta, como Intel (2,03%). As exceções foram Marvell (-6,62%) e Nvidia (-2,43%), na esteira de seus balanços trimestrais, publicados nesta sexta e na quarta-feira, 23, respectivamente.
A CMC Markets apontou que a fraqueza da Nvidia, apesar dos resultados que superaram expectativas, é um sinal de que “talvez muito das boas notícias já estava precificado”. Já a Marvell reportou queda na receita e lucro por ação de US$ 0,33. “Os números, além do guidance morno de aumentos modestos no lucro no terceiro trimestre, fizeram as ações continuarem a cair”, comentou a consultoria.
Liderando os ganhos do Dow Jones, Boeing subiu 2,81%, depois de a Bloomberg reportar que a empresa de aviação retomou a entrega de aeronaves 737 Max à China. O setor de energia também se destacou, com a Chevron e ExxonMobil subindo 0,75% e 1,79% na esteira do fechamento em alta dos preços do petróleo.
Com informações do Estadão Conteúdo
Leia a seguir