- Home
- Mercado financeiro
- Calendário econômico
- Semana promete ritmo intenso, após o feriado do Dia do Trabalho, com Super Quarta, Payroll e balanços
Semana promete ritmo intenso, após o feriado do Dia do Trabalho, com Super Quarta, Payroll e balanços
A semana começa com o investidor brasileiro descansando no dia do Trabalho, guardando energias para enfrentar uma semana cheia, com destaque para as decisões de juros no Brasil e Estados Unidos na quarta, na União Europeia quinta, Payroll na sexta-feira e diversos balanços espalhados ao longo dos dias.
Tudo isso somado à agenda política, que também segue intensa no Brasil em torno da formação de CPIs e das negociações em torno do projeto do Arcabouço Fiscal.
Relator da nova âncora fiscal deve entregar parecer na segunda semana de maio
O relator do projeto do novo arcabouço fiscal, o deputado Cláudio Cajado (PP-BA) deve entregar o parecer com as novas regras na segunda semana de maio.
O deputado baiano vai fazer uma maratona de reuniões com bancadas para colher sugestões de alterações no texto encaminhado ao Congresso pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Segundo o Valor, o relator disse que no final da semana que vem deve “começar a pontuar mais definitivamente” o parecer que será protocolado para apreciação dos parlamentares.
Segundo fontes, a expectativa é que um requerimento de urgência seja colocado em votação pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), assim que o relatório for apresentado.
O objetivo, de acordo com interlocutores do alagoano, é garantir a celeridade da tramitação da proposta para conseguir concluir a apreciação no plenário da Câmara, “no pior dos cenários, na última semana de maio”.
Lula
Em meio à deterioração da situação econômica e financeira da Argentina, o presidente do país, Alberto Fernández, fará uma visita a Brasília na próxima terça-feira, combinada na conversa telefônica que manteve com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na última quinta.
Segundo confirmaram ao Globo fontes do governo brasileiro, a agenda de assuntos a ser tratados pelos dois chefes de Estado incluirá a busca de mecanismos de financiamento para as exportações brasileiras para o mercado argentino, dada à escassez crítica de divisas no país.
Agenda da semana
1º, segunda
Feriados
No Brasil, feriado do Dia do Trabalhador
Agenda
Nos EUA, PMI Industrial da S&P, Gastos com Construção e o PMI Industrial do ISM de abril.
China, PMI Industrial Caixin de abril, pela S&P Global.
2, terça
Feriado
China celebra o Dia do Trabalho
Agenda
Na Alemanha saem os dados de vendas no varejo e o PMI Industrial (S&P)
O PMI Industrial também será divulgado para o bloco da União Europeia, Reino Unido e no Brasil, às 10h.
Ainda no Brasil, haverá publicação do relatório Focus, o IPC-S da 4ª quadrissemana de abril, balança comercial e leilão de títulos (NTN-B e LFT).
Dado importante sobre emprego nos Estados Unidos, na véspera da decisão do Fomc, será divulgado o relatório JOLT’s de empregos referente a março.
3, quarta
Feriado
China segue celebrando o Dia do Trabalhador
Japão comemora o Dia da Constituição
Agenda
Super Quarta – Decisão de juros no Brasil e nos Estados Unidos
No Brasil, IC-Br de abril e o número de produção e vendas de veículos em abril, divulgado pela Anfavea.
Nos Estados Unidos, PMI Composto, pedidos de hipotecas pela MBA, além do PMI do ISM, relatório sobre os estoques de petróleo e a decisão do Fomc.
China divulga seu PMI Industrial pela S&P.
Balanços
No Brasil, balanço da Gerdau, pela manhã, e Lojas Renner, Klabin, Ultrapar e Grupo Pão de Açúcar após o fechamento do mercado.
4, quinta
Feriado
O Japão celebra o Dia do Verde
Agenda
Brasil divulga pela manhã o IPC da Fipe de abril, PMI de Serviços, PMI Composto e leilão de títulos públicos (NTN-F e LTN).
Alemanha divulga balança comercial e PMI Composto.
Zona do Euro reporta inflação ao produtor pelo instituto Eurostat, PMI Composto e a sua decisão de política monetária.
Nos Estados Unidos haverá balança comercial e o número de pedidos de seguro-desemprego na semana até o dia 28 de abril.
Balanços
Pela manhã, balanços de Embraer e Ambev. Após o encerramento das negociações na B3, balanços de Bradesco, Assaí, CCR, Braskem e Eletrobras.
Nos Estados Unidos, balanço da maior de todas em valor de mercado, Apple, no fechamento de lá.
5, sexta
Feriado
Japão celebra o Dia das Crianças
Agenda
Zona do Euro divulga suas Vendas no Varejo de março
Estados Unidos divulga seu Payroll, o pai dos indicadores, de abril, que traz o número de vagas abertas além da taxa de desemprego, fundamentais para avaliar a política monetária do Fed.
O mercado na última semana
O Ibovespa fechou em alta de 2,3% no mês de abril, aos 104.432 pontos, enquanto o dólar acumulou perdas de 1,6% no mês, fechando em R$ 4,98.
Leia a seguir