Anbima passa a divulgar taxa de FIDC diariamente

Dados estarão disponíveis no site da entidade todos os dias a partir das 20h

Pontos-chave

  • <p>A associação busca fomentar a liquidez desses fundos</p>
  • <p>O volume de ofertas públicas de FIDCs está no maior patamar dos últimos seis anos</p>
  • <p>Serão fornecidos inicialmente os dados de dez cotas selecionadas pela Comissão de FIDCs da entidade</p>

A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) passa a fazer nesta segunda-feira a divulgação diária das taxas e de preços indicativos de Fundos de Investimento em Direito Creditório (FIDCs). Os dados estarão disponíveis no site da entidade todos os dias a partir das 20h.

Com a iniciativa, a Anbima busca fomentar a liquidez desses fundos, segundo Hilton Notini, gerente de preços e índices da entidade. “Vamos estimular a negociação desses ativos dando transparência e fornecendo informações de forma igualitária para todo o mercado”, afirma.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

O volume de ofertas públicas de FIDCs está no maior patamar dos últimos seis anos, segundo a Anbima, com R$ 42,6 bilhões emitidos até setembro deste ano, em 335 operações. O resultado supera o total movimentado em 2020, quando foram registrados R$ 33,8 bilhões, em 306 ofertas.

Inicialmente, serão fornecidos os dados de dez cotas selecionadas pela Comissão de FIDCs da entidade. Com o tempo, a expectativa é aumentar esse número. “Começamos a precificação de debêntures da mesma forma, com oito ou dez ativos, e hoje temos informações de 600”, diz Notini.

A Anbima já fornece diariamente a precificação de títulos públicos federais, debêntures, Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs) e Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRAs).

Para chegar aos valores divulgados, a entidade faz uma coleta diária de informações com associados, como corretoras, gestoras e tesourarias. O objetivo é saber, por exemplo, quanto cada um desses agentes acha que determinado ativo vale naquele momento. Após o tratamento dos dados com o uso de uma metodologia específica, as informações são divulgadas publicamente na internet.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS