Calendário econômico: ata do Copom, payroll nos EUA e mais assuntos para acompanhar

Semana também marca a abertura da temporada de balanços do 4º trimestre no Brasil já com os resultados de Itaú, Bradesco e Santander

Pessoa observa a variação de ativos do mercado financeiro. Foto: Getty Images
Pessoa observa a variação de ativos do mercado financeiro. Foto: Getty Images

A ata do Copom é o principal destaque do calendário econômico de 3 a 7 de fevereiro. O documento, que será publicado na manhã de terça-feira, detalha a última decisão de política monetária no Brasil.

Então, após a nova alta de 1 ponto percentual da Selic, para 13,25%, o mercado financeiro busca pistas sobre os próximos passos do ciclo de juros. Com o aperto da mesma magnitude já na conta da reunião de março, os agentes querem saber o que pode acontecer a partir do encontro de maio.

Pensando em como gastar menos para investir mais? Inscreva-se agora e tenha acesso gratuito à 'Planilha de Controle Financeiro'. É só baixar e começar!

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Em suma, se a ata do Copom deve indicar os fatores para manter o ritmo do ciclo. Ou, por sua vez, elencar os motivos para deixar a porta aberta para desacelerar o aumento da Selic.

Payroll e taxas de Trump

Na cena externa, dentro da agenda de indicadores do calendário econômico, a divulgação mais relevante é o payroll de janeiro. A nova rodada de dados do mercado de trabalho nos Estados Unidos sai na manhã de sexta.

Dessa forma, os números americanos também são essenciais para os agentes calibrarem as expectativas para o rumo dos juros por lá. Isso após o Federal Reserve (Fed) manter a taxa no intervalo de 4,25% a 4,50%.

Ainda estará no radar os desdobramentos da guerra tributária liderada pelo presidente Donald Trump. A Casa Branca decidiu impor taxas de 25% sobre importações do México e Canadá. Bem como aplicar tarifa de 10% de produtos da China.

Balanço dos bancos

Simultaneamente, no noticiário corporativo, a semana marca a abertura da temporada de balanços do 4º trimestre na bolsa brasileira. Já com resultados dos grandes bancos: Santander (SANB11), Itaú (ITUB4) e Bradesco (BBDC4).

Sendo que os dois primeiros divulgam seus desempenhos na quarta. Enquanto o último revela os números na sexta.

Por fim, em Wall Street, duas das ‘Sete Magníficas’ apresentam os balanços trimestrais nos próximos dias: Alphabet (GOGL34) na terça e Amazon (AMZO34) na quinta.

Entre quarta e quinta, respectivamente, a temporada tem os resultados de duas gigantes farmacêuticas: Novo Nordisk (N1VO34) e Eli Lilly (LILY34).

Calendário econômico – 3 a 7 de fevereiro

Segunda (3)

08h25: Boletim Focus (Banco Central)

Terça (4)

08h00: Ata do Copom (Banco Central)

Quarta (5)

09h00: Produção industrial de dezembro (IBGE)

Quinta (6)

Sem indicadores relevantes

Sexta (7)

10h30: Payroll/Dados de janeiro do mercado de trabalho nos Estados Unidos

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Macroeconomia


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS