O que puxou o crescimento do PIB do 1º trimestre e mais assuntos para acompanhar na semana

Atividade econômica do Brasil referente ao primeiro trimestre de 2024 vai ser o protagonista do calendário

PIB do 1º trimestre é o destaque do calendário econômico. Foto: Getty Images
PIB do 1º trimestre é o destaque do calendário econômico. Foto: Getty Images

O calendário econômico de 3 a 7 de junho tem o PIB do 1º trimestre no Brasil como protagonista. Também estão previstos nos próximos dias os números da produção industrial do país, referente a abril, assim como o tradicional Boletim Focus.

Enquanto isso, na cena política, o Senado deve votar o projeto que prevê uma taxa de importação de 20% para compras internacionais de até US$ 50. A medida já foi aprovada na Câmara.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Lá fora, os destaques na agenda dos investidores ficam por conta da divulgação do payroll de maio nos Estados Unidos e da decisão de política monetária na zona do euro.

Se o Fed (Federal Reserve, o banco central americano) espera números favoráveis para abrir a janela para a queda dos juros, o BC europeu pode finalmente iniciar a flexibilização das taxas na área do euro.

Foco no PIB do Brasil

O consenso do mercado estima um crescimento de 0,7% da economia brasileira no 1º trimestre de 2024 em relação ao 4º trimestre de 2023. Na base anual, o esperado é uma alta de 2,3%, contra o 1º trimestre do ano passado.

Então, mais do que a alta do PIB do 1º trimestre em si, os agentes financeiros vão avaliar os dados setoriais que surpreenderam positivamente e os que ficaram abaixo das expectativas.

Em suma, o que alavancou e o que travou a atividade econômica entre os meses de janeiro e março deste ano.

“O pagamento extra de precatórios (que estavam represados e foram liberados pelo governo federal no final do ano passado), somado ao reajuste de benefícios sociais vinculados ao salário-mínimo provavelmente contribuíram para crescimento do PIB mais forte nos primeiros três meses do ano”, aponta o Itaú-Unibanco, em relatório.

“Surpresas positivas nos indicadores mensais ao longo do primeiro trimestre, em particular no varejo e nos serviços prestados às famílias, corroboram a nossa visão de que a economia começou o ano mais aquecida”, acrescenta o banco.

Calendário econômico – 3 a 7 de junho

Segunda (3)

08h25: Boletim Focus (Banco Central)

Terça (4)

09h00: PIB do Brasil no 1º trimestre de 2024 (IBGE)

Quarta (5)

09h00: Produção industrial de abril (IBGE)

Quinta (6)

09h15: Decisão de política monetária na zona do euro (Banco Central Europeu/BCE)

Sexta (7)

09h30: Payroll/Taxa de desemprego de maio nos EUA

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS