BC corta Selic para 12,25%, menor nível em 18 meses

Após terceiro corte consecutivo, taxa básica de juros no Brasil volta aos níveis de maio de 2022

Registro de reunião do Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central). Foto: Raphael Ribeiro/BCB
Registro de reunião do Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central). Foto: Raphael Ribeiro/BCB

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anunciou nesta quarta-feira (1) mais um corte de 0,5 ponto percentual da Selic, que caiu para 12,25% ao ano, menor nível desde maio do ano passado. A decisão dos membros do Comitê foi unânime.

Foi o terceiro corte consecutivo da taxa básica de juros do país, processo iniciado em agosto.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Assim, o ciclo de reduções vem na esteira das perspectivas do mercado de que a inflação no país está convergindo para as metas do BC.

Segundo a última edição do Boletim Focus, pesquisa do BC com instituições do mercado, o IPCA deve fechar 2023 com alta de 4,63%.

Isso é mais do que o centro da meta para o ano, de 3%, mas dentro do intervalo de tolerância, que vai até 4,75%.

Para 2024, porém, a projeção média do mercado no Focus desta semana piorou de 3,87% para 3,90%.

Ainda, as projeções indicam que o ciclo de flexibilização monetária deve prosseguir, com a Selic chegando a 9,25% ao fim de 2024.

O Copom afirma que prevê uma nova queda de 0,5 ponto percentual na próxima reunião, que acontece em dezembro, se o cenário continuar dentro do esperado pelo BC.

“Em se confirmando o cenário esperado, os membros do Comitê, unanimemente, anteveem redução de mesma magnitude nas próximas reuniões e avaliam que esse é o ritmo apropriado para manter a política monetária contracionista necessária para o processo desinflacionário”, afirma o BC em nota.

A Selic é referência para rentabilidade dos títulos pós-fixados do governo federal, as LFTs, com desdobramento também no CDI, benchmark dos produtos de investimentos de renda fixa, como CDBs.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Banco Central


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS