Canadá e Índia trocam expulsão de diplomatas e tensão entre os países aumenta

Canadá e Índia anunciaram nesta segunda-feira (14) a expulsão recíproca de diplomatas dos países, devido a acusações do governo canadense de que o governo indiano esteve envolvido no assassinato de um líder Sikh de dupla nacionalidade que vivia e morreu no Canadá em circunstâncias ainda não esclarecidas. O movimento começou com o Canadá, que anunciou […]

Mudanças no site e redes sociais apresentam novo posicionamento, e trazem conteúdo focado na jornada individual do investidor
Mudanças no site e redes sociais apresentam novo posicionamento, e trazem conteúdo focado na jornada individual do investidor

Canadá e Índia anunciaram nesta segunda-feira (14) a expulsão recíproca de diplomatas dos países, devido a acusações do governo canadense de que o governo indiano esteve envolvido no assassinato de um líder Sikh de dupla nacionalidade que vivia e morreu no Canadá em circunstâncias ainda não esclarecidas.

O movimento começou com o Canadá, que anunciou hoje a expulsão do alto comissário indiano para o país, Sanjay Kumar Verma, e outros cinco diplomatas, que foram considerados “persona non-grata” no país por estarem envolvidos em “atividades clandestinas” relacionadas ao assassinato do ativista Sikh.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Horas depois da decisão canadense, o governo de Nova Déli anunciou que expulsou seis diplomatas canadenses, incluindo Stewart Wheeler, vice-alto comissário do Canadá, e o principal representante do país lotado na Índia. Eles têm até sábado (19) para deixar o país.

O Canadá acusa o governo indiano de envolvimento no assassinato de Hardeep Singh Nijjar, um separatista Sikh que foi morto a tiros em um subúrbio de Vancouver em junho de 2023. O primeiro-ministro Justin Trudeau disse ter “alegações críveis” de envolvimento do governo indiano no assassinato.

Últimas em Mercado financeiro

O governo da Índia disse, hoje, que foi informado via “comunicação diplomática” que Verma e outros diplomatas eram “pessoas de interesse” em uma investigação, intensificando a rixa diplomática entre os países iniciada com a investigação do Canadá.

Nova Déli rejeita a acusação, classificando-a como “ridícula”.

*Com informações do Valor Econômico

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS