Chips de IA em baixa: Nvidia e outras sofrem com pessimismo do mercado

Nvidia e outras empresas do setor de chips de inteligência artificial enfrentam forte queda em Wall Street, impulsionada por preocupações com tarifas, restrições comerciais e a economia americana.

As ações da Nvidia caíam nas negociações desta quinta-feira (6), com a fabricante de chips enfrentando um clima pessimista em Wall Street.

As ações da Nvidia recuavam 2,20% na Nasdaq, sendo negociadas a US$ 114,75, após subirem 1,1% na quarta-feira (5).

A Nvidia teve apenas uma leve recuperação em relação às mínimas de seis meses alcançadas no início da semana, depois que o governo de Donald Trump impôs tarifas sobre importações do México, do Canadá e da China.

Preço atual de Nvidia pode ser oportunidade

Pelos padrões recentes, a Nvidia parece estar sendo negociada a um preço de oportunidade. Seu múltiplo preço por lucro projetado está em torno de 25 vezes, comparado à média de 40 vezes nos últimos cinco anos, segundo a FactSet.

Isso apesar de vários sinais de forte demanda por “hardware” de inteligência artificial.

No entanto, o mercado parece pouco interessado, no momento, em correr atrás de ações ligadas à inteligência artificial.

A Marvell Technology, outra empresa do setor de chips, despencava 17% na manhã de quinta-feira, após divulgar resultados um pouco acima do esperado.

O balanço, aparentemente, decepcionou os investidores, já que a empresa não revisou suas projeções para cima.

Como o mercado vê a queda

“Embora o tema mais amplo de IA tenha sido pressionado recentemente pelas crescentes preocupações dos investidores sobre o impacto das tarifas e as restrições comerciais internacionais cada vez mais rígidas, acreditamos que o relatório [de resultados] da Marvell trouxe vários pontos encorajadores para reacender o entusiasmo dos investidores pela empresa e pelo setor de IA como um todo”, escreveu Cody Acree, analista da Benchmark Research, em nota.

O mercado tenta avaliar o risco de tarifas serem aplicadas a Taiwan — onde os chips da Nvidia são fabricados — além de novas restrições à exportação de semicondutores para clientes chineses.

Isso tudo se soma a preocupações mais amplas sobre a economia americana.

“A forte queda do mercado e o colapso no sentimento dos investidores estão sendo impulsionados pelo ‘monstro de três cabeças’ composto pelos desafios de crescimento, pressões inflacionárias e incertezas em Washington”, escreveu Mark Hackett, estrategista-chefe de mercado da Nationwide, em nota.

Entre outras fabricantes de chips, a Advanced Micro Devices caía 1,3% e a Broadcom recuava 4,25%. A Broadcom divulgará seus resultados nesta quinta-feira após o fechamento do mercado.

*Com informações do Valor Econômico

Leia a seguir