Termina 1º turno das eleições para prefeito em todo o Brasil

Inteligência Financeira preparou um guia sobre como votar
Sem tempo? Nossa ferramenta de IA resume para você! Clique abaixo para ler

O primeiro turno das eleições municipais ocorre no próximo domingo, 6 de outubro. O segundo turno, se necessário, será em 27 de outubro. A votação começa às 8h e termina às 17h, horário de Brasília. Para descobrir o local de votação, consulte o site do TSE ou o aplicativo E-Título. Documentos aceitos incluem carteira de identidade, passaporte e CNH, mesmo vencidos. Não é obrigatório levar o título de eleitor, mas ele ajuda a identificar a zona e a seção eleitoral.

LER RESUMO

O primeiro turno das eleições municipais terminou às 17h deste domingo (6). Veja abaixo um guia rápido com as informações sobre a eleição, de acordo com o site do Tribunal Superior Eleitoral, o TSE.

Como votar: quais são as datas do pleito?

O primeiro turno das eleições municipais aconteceram hoje (6).

O segundo turno acontece no dia 27, também de outubro. Mas vale destacar que esse segundo turno ocorre apenas caso seja necessário e em cidades com mais de 200 mil eleitores e eleitoras.

E a partir de que horas posso votar?

Ainda de acordo com o TSE, terminou às 17h. Assim, recomenda-se ao eleitor votar o quanto antes uma vez que no fim do dia corre-se o risco de enfrentar filas.

Como descobrir o local de votação?

O eleitor encontra duas maneiras de consultar o local de votação. O primeiro deles é via portal do Tribunal Superior Eleitoral. Funciona assim:

  • Clique no sítio do TSE
  • Depois clique no menu ‘Serviços Eleitorais’
  • Depois acesse ‘Local de votação/zonas eleitorais
  • E em seguida consulte ‘onde votar’

É simples, é rápido mas vale a pena consultar por surpresas podem acontecer. Pelo menos, ocorreu comigo. Meu tradicional local de votação mudou. E eu descobri isso apenas ao consultar o aplicativo E-Título. Consulte você também. O app pode ser baixado gratuitamente nas lojas virtuais da Apple Store e Google Play, a depender do modelo do seu telefone móvel.

E como saber se meu título está regularizado?

Dessa forma, o interessado resolve essa questão ao consultar o seu local de votação no site do TSE. Ao fornecer a informação, o TSE também informa se seu título está regular ou não e indica se você fez a biometria coletada.

Qual documento preciso levar para votar? Quais as exigências?

Então, ainda segundo o TSE, se você tem biometria cadastrada, vale levar o E-Título, Mas há uma série de documentos aceitos. São eles:

  • carteira de identidade
  • identidade social
  • passaporte
  • carteira de categoria profissional reconhecida por lei
  • certificado de reservista
  • carteira de trabalho
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH)

Dessa maneira, o que pouca gente sabe é que esses documentos podem ser usados mesmo se estiverem vencidos. Mas será preciso que o eleitor comprove sua identidade.

E o que pouca gente sabe, também, é que não é obrigatório levar o título de eleitor. Mas ele ajuda a identificar na hora a zona e a sessão eleitoral.

Ah, e não serão aceitos os seguintes documentos: certidão de nascimento, certidão de casamento e carteira de trabalho digital.

Simule como votar

O TSE também disponibiliza um simulador de votação. Nele, de forma virtual, você pode fazer o rito do voto quantas vezes quiser. Lembre-se, no próximo domingo escolhemos um prefeito e um vereador. A simulação pode ser encontrada neste endereço.

Lá você poderá treinar a partir da escolha de um candidato a vereador e do prefeito. Assim, concorrem cinco partidos fictícios: Partido dos Esportes, Partido dos Ritmos Musicais, Partido das Profissões, Partido das Festas Populares, Partido do Folclore.

Eu votei no Rock para vereador. E em Festa Junina para prefeita. A vice dela é a Festa do Milho.

Leia a seguir