CVM quer facilitar participação remota de acionistas em assembleias

Para presidente do órgão regulador, mudanças propostas vão empoderar os investidores de varejo

João Pedro Nascimento, presidente da CVM  - Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
João Pedro Nascimento, presidente da CVM - Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) anunciou nesta quinta-feira (21) um plano de mudança regulatória para facilitar a participação remota em assembleias de acionistas.

Entre as mudanças sugeridas, está a possibilidade de tornar obrigatória a divulgação pelas companhias do boletim de voto a distância para todas as assembleias de acionistas, ordinárias ou extraordinárias.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Outra sugestão permite que as companhia disponibilizem locais físicos para participação de acionistas nas assembleias em tempo real.

“A reforma (permite) a efetiva participação a distância, além de promover maior engajamento e empoderamento dos acionistas, em especial, dos investidores de varejo”, afirmou no comunicado o presidente da CVM, João Pedro Nascimento.

A consulta pública sobre as mudanças propostas vai até 24 de novembro.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS