Ações da Eneva (ENEV3) disparam com nova portaria do MME que altera regras de leilão

As ações ordinárias da , que tinham ficado de fora no texto anterior.

Por volta das 11h10, os papéis da Eneva subiam 5,66%, a R$ 10,64%, entre as maiores altas da sessão. No mesmo horário, o Ibovespa subia 1,41%, aos 120.200 pontos.

Segundo o novo documento, termelétricas existentes poderão disputar contratos para entrega de potência a partir de 2028, 2029 e 2030, o que altera o texto da semana passada que abria essa possibilidade apenas a novos empreendimentos.

A mudança é favorável para a Eneva. A razão é que o texto anterior tinha vedado a possibilidade de que a companhia tentasse recontratar as usinas do complexo Parnaíba ao permitir que apenas novas térmicas pudessem se habilitar a partir de 2028.

Em nota, analistas da Ajax Asset Management avaliam que a novidade é positiva para os papéis da companhia, que negociam a taxa interna de retorno (TIR) em torno de 13%, isso sem considerar a recontratação dos ativos.

Ontem, a companhia também anunciou um programa de recompra de até 50 milhões de ações ordinárias, equivalente a cerca de 2,59% do total de ações em circulação, em até 18 meses .

A companhia também anunciou a retomada da operação de gás natural em Sergipe de forma integral após a substituição da tubulação que liga a unidade de regaseificação e armazenamento ao gasoduto marítimo que leva o gás natural à usina de Hub Sergipe, na região metropolitana de Aracaju.

*Com informações do Valor Econômico

Leia a seguir

Leia a seguir