- Home
- Mercado financeiro
- Economia
- No embalo de ‘Divertida Mente 2’, BC publica post em rede social sobre ‘vontade de gastar sem poder’
No embalo de ‘Divertida Mente 2’, BC publica post em rede social sobre ‘vontade de gastar sem poder’
Em meio às dúvidas sobre a sustentabilidade da dívida pública e às críticas do presidente Lula à política monetária, o Banco Central publicou nesta terça-feira (25) um post na rede social Instagram em que fala sobre “a vontade de gastar sem poder”. A publicação usa uma imagem do filme de animação Divertida Mente 2. Aliás, a informação foi antecipada pelo colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo.
“Aaaah! Uma nova emoção”!”, diz a legenda da publicação. “Oi, eu sou a vontade de gastar sem poder”, acrescenta.
O texto fala sobre controle de gastos. Diz, portanto: “Manter as emoções sob controle ao fazer compras é essencial para evitar gastos impulsivos. Antes de comprar, pergunte-se se realmente precisa do item. Estabeleça um orçamento e siga-o rigorosamente. Planejar suas finanças permite identificar prioridades, economizar e evitar dívidas. Quer mais dicas sobre como tomar decisões financeiras mais seguras e eficazes? Acesse www.bcb.gov.br/cidadaniafinanceira.”
Coincidência ou não, a publicação com base em Divertida Mente acontece em um momento de incertezas sobre a política fiscal, depois que o governo mudou a meta para 2025 de superávit primário de 0,5% do PIB para zero. Analistas criticam, então, o fato de o governo resistir a cortar gastos.
Também acontece em um momento em que o presidente Lula voltou a fazer críticas ao presidente do BC, Roberto Campos Neto, porque considera os juros altos.
Com informações do Valor Econômico
Leia a seguir