Banco Central Europeu aumenta taxas de juros em 0,75 ponto percentual

A inflação continua pressionando os países da região da zona do euro, com o índice de preços ao consumidor de setembro chegando a 9,9%

Sede do BCE em Frankfurt, na Alemanha (Foto: Reuters)
Sede do BCE em Frankfurt, na Alemanha (Foto: Reuters)

O Banco Central Europeu (BCE) decidiu elevar suas três principais taxas de juros em 0,75 ponto percentual. Com a decisão da autoridade monetária desta quinta-feira (27), a taxa de empréstimo, a taxa de refinanciamento e a taxa de depósito ficaram em 2,00%, 2,25% e 1,50%, respectivamente. O banco também anunciou que irá alterar as taxas de juros de operações direcionadas de refinanciamento de longo prazo (TLTRO).

Conforme apontou o banco, em comunicado sobre a decisão, a inflação continua pressionando os países da região da zona do euro, com o índice de preços ao consumidor de setembro (CPI, na sigla em inglês) chegando a 9,9% no acumulado em 12 meses. Diante disso, “a política monetária visa reduzir o apoio à demanda e prevenir o risco de alta nas expectativas de inflação”. Para as próximas reuniões, o conselho do BCE espera aumentar ainda mais as três principais taxas. “O Conselho vai basear as taxas [de juros] na evolução das perspectivas para inflação e economia”.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Na decisão desta quinta, a autoridade monetária europeia também decidiu ajustar as taxas de juros aplicáveis a TLTRO III, a partir de 23 de novembro deste ano. O TLTRO, também chamado de operações direcionadas de refinanciamento de longo prazo, passou a ser oferecido pelo BCE em setembro de 2019. De início, estavam disponíveis à taxa de depósito do BCE à época, em -0,5%. Mas, com o impacto da pandemia, o BCE reduziu esse juro para -1%, o que significou um pagamento ainda mais alto aos bancos para emprestar-lhes dinheiro.

O BCE recolocou os juros TLTRO no mesmo nível da taxa de depósito em junho. Vale dizer que esses juros são calculados como uma média ao longo da vida útil do empréstimo, de três anos. Os bancos podem devolver o dinheiro antecipadamente a cada três meses. Em junho, foram feitas devoluções menores do que o esperado, apontando a atratividade do programa, à medida que as taxas de juros sobem.

Últimas em Economia

Em relação aos programas de compras de títulos, o BCE apontou que reinvestirá recursos de títulos do Programa Emergencial Pandêmico de Compras (PEPP, na sigla em inglês) pelo menos até o fim de 2024. Já o Programa de Compra de Títulos deve continuar sendo reinvestido em um período prolongado.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Juros


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS