- Home
- Mercado financeiro
- Economia
- Banco Central Europeu mantém juros inalterados na zona do euro
Banco Central Europeu mantém juros inalterados na zona do euro
O comitê de política monetária do Banco Central Europeu decidiu nesta quinta-feira (14) manter inalteradas as três taxas de juro, conforme esperado pelo mercado. Em novembro, o BCE interrompeu um ciclo de alta de dez reuniões. Com a decisão do BCE, o juro de refinanciamento na Zona do Euro ficou estável a 4,50%, a taxa de empréstimo a 4,75% e a taxa de depósito a 4%.
Embora a inflação tenha diminuído nos últimos meses, é provável que recupere temporariamente no curto prazo, segundo comunicado do BCE. De acordo com as últimas projeções dos especialistas do Eurosistema para a área do Euro, a inflação deverá diminuir gradualmente ao longo do próximo ano, antes de se aproximar da meta de 2%, projetada pelo comitê de política monetária do BCE, que deve ser atingida em 2025.
Em seu comunicado, autoridade monetária da Zona do Euro afirmou que, com base na sua avaliação atual, o Conselho do BCE considera que as taxas de juro se encontram em níveis que, mantidos por um período suficientemente longo, contribuirão substancialmente para este objetivo.
Globalmente, os especialistas esperam que a inflação global se situe, em média, em 5,4% em 2023. Em 2024, deve ser de 2,7%. Já para 2025, a projeção é de 2,1%, passando, em 2026, para 1,9%. Em comparação com as projeções dos especialistas de setembro, isto equivale a uma revisão em baixa para 2023 e especialmente para 2024.
Leia a seguir