Banco Central planeja adotar regras para fiscalizar criptoativos no Brasil

Projeto pode ser encaminhado ao Congresso neste trimestre e a intenção é que as regras entrem em vigor até o fim do ano

Ethereum funcionava a partir da "mineração", um método de cadastro e validação de operações informáticas que consome muita energia. Ilustração de criptoativos. (Foto/Arte: Pixabay)
Ethereum funcionava a partir da "mineração", um método de cadastro e validação de operações informáticas que consome muita energia. Ilustração de criptoativos. (Foto/Arte: Pixabay)

O Banco Central (BC) planeja elaborar diretrizes para fiscalizar transações com criptomoedas no Brasil e definir penalidades para conter fraudes, segundo a “Folha de S.Paulo”.

De acordo com reportagem publicada pelo jornal no domingo, a informação foi transmitida por Campos a presidentes de bancos, que falaram sob a condição de anonimato.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Um projeto de lei deve ser encaminhado ao Congresso ainda neste trimestre e a intenção é que as regras entrem em vigor até o fim do ano, afirmou o jornal. O BC não se manifestou.

Já existem tramitando no Congresso para a regulamentação das criptomoedas. Dois deles estão em análise do Senado e vêm sendo acompanhados de perto por empresas do setor.

Em paralelo, o BC vem conduzindo estudos para o desenvolvimento do real digital, a moeda oficial brasileira na versão digital.

Com Valor PRO, serviço de informação em tempo real do Valor Econômico

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS