O Banco Central (BC) aumentou o nível de segurança para acesso ao Sistema de Valores a Receber (SVR) e ao Registrato. A partir do dia 13 de fevereiro, o acesso precisará ser feito com uma conta gov.br nível prata ou ouro, como atualmente, mas com verificação de duas etapas habilitada.
Segundo o BC, para fazer a habilitação o cidadão pode instalar o aplicativo “gov.br’ em seu celular. O dispositivo utilizado para acesso será vinculado à conta gov.br e o cidadão deverá fazer a validação facial para configurar a habilitação. “Com a configuração de acesso em duas etapas, o usuário aumenta a segurança dos seus dados e amplia a proteção de suas informações”, diz a nota do BC.
O Registrato é um sistema que permite consulta de informações financeiras como contas abertas, empréstimos realizados e chaves Pix vinculadas. Já o SVR permite a consulta e solicitação de recursos esquecidos em contas de banco, por exemplo.
No caso do SVR, a consulta dos valores continua da mesma forma e apenas pede a informação do CPF e data de nascimento ou CNPJ e data da criação da pessoa jurídica. A mudança é para o acesso e a solicitação ao SVR de qualquer valor. Atualmente, a verificação em duas etapas é exigida para devoluções acima de R$ 100.
*Com informações do Valor Econômico
Leia a seguir