O Banco do México (Banxico) reduziu nesta quinta-feira sua taxa de juros de referência em 0,5 ponto percentual, para 9,5%, por quatro votos a favor. Apenas um dirigente votou de forma contrária à decisão e optou por um corte de 0,25 ponto nos juros, para 9,75%.
No comunicado da decisão, a autoridade monetária mexicana afirmou que o combate à inflação está em uma etapa na qual se busca levar os índices para níveis mais próximos da meta de 3% e apontou que níveis de juros menores podem ser consistentes com os desafios apresentados na condução da política monetária na fase atual.
“Levando em conta o atual panorama inflacionário e o grau de restrição monetária que prevalece, o comitê considerou apropriada uma redução da taxa de juros de referência de maior magnitude.”
Nesse sentido, na visão dos profissionais do Banxico, é possível continuar a calibrar a postura da política monetária e a considerar um ajuste em magnitude similar na próxima reunião. Além disso, o panorama da inflação pode permitir que o ciclo de cortes tenha prosseguimento, ainda que com a manutenção de uma postura restritiva na política monetária.
*Com informações do Valor Econômico
Leia a seguir