BC dos EUA vê criptomoedas como um risco em potencial ao sistema financeiro

Pela segunda vez, Fed aborda criptoativos em sua reunião de política monetária

Ethereum funcionava a partir da "mineração", um método de cadastro e validação de operações informáticas que consome muita energia. Ilustração de criptoativos. (Foto/Arte: Pixabay)
Ethereum funcionava a partir da "mineração", um método de cadastro e validação de operações informáticas que consome muita energia. Ilustração de criptoativos. (Foto/Arte: Pixabay)

Em sua reunião do Fomc (Comitê Federal de Mercado Aberto, na sigla em inglês) de janeiro, o Fed (Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos) se mostrou preocupado com o rápido avanço do mercado de criptoativos e com plataformas financeiras descentralizadas, listando-os como riscos em potencial para a estabilidade do sistema financeiro.

“A equipe observou que a capitalização de mercado dos criptoativos cresceu significativamente na última década e experimentou uma volatilidade considerável, incluindo quedas consideráveis ​​desde o final do ano passado”, dizem os membros do Fomc.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Esta é a segunda vez que o BC dos EUA mostra preocupação com as moedas digitais em sua reunião de política monetária. No encontro de julho de 2021, a autoridade chamou a atenção para “a fragilidade e a falta de transparência associada às stablecoins, a importância de monitorá-las de perto e a necessidade de desenvolver uma estrutura regulatória adequada”.

Outros riscos elencados nesta última reunião de janeiro estão ligados ao preço dos ativos, com destaque para a alta valorização de ações, especialmente no aspecto P/L (preço/lucro) do S&P 500, que está em uma alta histórica. Os preços de imóveis subiram muito e também estão elevados, aponta o Fed.

Últimas em Economia

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS