BCE: temos de manter ciclo de alta de juros para trazer inflação à meta, diz Lagarde
Christine Lagard, presidente do Banco Central Europeu (BCE), ainda tem "terreno a cobrir" para levar os juros a "níveis suficientemente restritivos"
A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, reiterou nesta quinta-feira que a inflação na zona do euro permanece muito alta e que o BCE ainda tem “terreno a cobrir” para levar os juros a “níveis suficientemente restritivos”.
Em discurso feito na cidade alemã de Frankfurt, Lagarde disse que o BCE precisa continuar seu ciclo de aumentos de juros para trazer a inflação de volta à meta oficial de 2%, uma vez que a instituição continua insatisfeita com a perspectiva dos preços.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Segundo Lagarde, as altas de juros já estão afetando as condições de empréstimos dos bancos, mas ainda não há evidência clara de que o núcleo da inflação já tenha atingido o pico.
Lagarde fez o discurso pouco após a publicação dos últimos dados de inflação ao consumidor (CPI) da zona do euro. A taxa anual do CPI do bloco desacelerou para 6,1% em maio, ante 7% em abril, de acordo com estimativa preliminar da Eurostat, ficando abaixo da previsão de analistas.