BID mantém Ilan Goldfajn na lista de candidatos a presidência

Veja quem está na disputa pela presidência

Para Ilan Goldfajn, os BCs devem sempre ser mais serenos do que o mercado — Foto: Silvia Zamboni/Valor
Para Ilan Goldfajn, os BCs devem sempre ser mais serenos do que o mercado — Foto: Silvia Zamboni/Valor

Após a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega enviou uma carta à secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, e aos governos de Chile, Colômbia e Argentina pedindo para adiar a eleição, marcada para 20 de novembro, e sugerindo que o futuro governo preferia lançar outro nome ao posto.

Na carta, Mantega dizia falar em nome do novo governo e que Lula gostaria de indicar outro candidato, segundo pessoas que tiveram acesso ao documento. Dentro do PT, havia uma tentativa de indicar o economista André Lara Resende — não se descarta nomeá-lo para outro organismo internacional no futuro, como o Banco Mundial.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Os candidatos confirmados para a presidência do BID são:

  • Cecilia Todesca Bocco, economista argentina com passagens pelo foi do Fundo Monetário Internacional (FMI) e S&P nomeada pela Argentina.
  • Gerard Johnson, nomeado por Trindade e Tobago.
  • Gerardo Esquivel Hernández, subgovernador do banco central mexicano, nomeado pelo México.
  • Ilan Goldfajn, ex-presidente do BC, nomeado pelo Brasil.
  • Nicolás Eyzaguirre Guzmán, ex-ministro da Economia, nomeado pelo Chile.

Últimas em Economia

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS