Biden anuncia novas sanções à Rússia por invasão à Ucrânia
Instituições financeiras, empresas e as elites russas vão enfrentar restrições nos seus negócios
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou na tarde desta quinta-feira (24) novas sanções contra a Rússia pela invasão à Ucrânia.
O sistema financeiro americano está sendo desconectado de cinco grandes instituições financeiras russas. O patrimônio de treze empresas do país sofrerão restrições nos Esatados Unidos, e as elites russas foram totalmente bloqueadas.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Biden que Vladimir Putin “escolheu a guerra” ao invadir o território da Ucrânia. O líder americano fez um discurso e respondeu a perguntas da imprensa pela primeira vez desde que o ataque foi deflagrado, na madrugada de hoje no Brasil.
“[Putin] rejeitou todos os esforços que fizemos para resolver essa situação com o diálogo”, disse Biden. Ele voltou a afirmar que o Exército dos EUA não enfrentará a Rússia na Ucrânia, mas que defenderá os aliados da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) no leste europeu. A Ucrânia não faz parte da organização.
Últimas em Economia
Na madrugada, o americano condenou a decisão do líder russo de autorizar uma operação especial no leste da Ucrânia.
“Putin é o agressor. Putin escolheu esta guerra. E agora ele e seu país arcarão com as consequências”, disse Biden.
“Putin chose this war and now he and his country will bear the consequences.” This is President Biden’s shift, from sanctions aimed to deter an attack to sanctions meant to punish.