Cerca de 16% dos americanos adultos, ou cerca de 40 milhões de pessoas, investem, negociam ou usam criptomoedas, de acordo com uma ficha técnica da Casa Branca
As agências terão de 60 a 180 dias para concluir análises e emitir um relatório
O presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, assinou uma ordem executiva nesta quarta-feira (9), instruindo agências de todo o governo federal a estudar os possíveis riscos apresentados pela explosão de popularidade das criptomoedas. Biden considera criar uma moeda digital dos EUA, segundo o The Wall Street Journal.
A ordem executiva demanda que os reguladores federais revisem os riscos que um mercado de criptomoedas de aproximadamente US$ 1,75 trilhão apresenta para consumidores, investidores e a economia em geral. As agências terão de 60 a 180 dias para concluir seus relatórios, disse à Bloomberg, um alto funcionário do governo na terça-feira. Uma vez concluído, o relatório deve informar que novas ações regulatórias a Casa Branca deve tomar, no sentido de proteger investidores e o mercado, de forma geral.
Cerca de 16% dos americanos adultos, ou cerca de 40 milhões de pessoas, investem, negociam ou usam criptomoedas, de acordo com uma ficha técnica da Casa Branca. Essa crescente prevalência de ativos digitais, que incluem criptomoedas voláteis como o Bitcoin e as chamadas stablecoins, atreladas a ativos como o dólar norte-americano, levou o governo Biden a assinar a ordem executiva. Funcionários da Casa Branca trabalham com a indústria de criptomoedas e especialistas há vários meses para preparar a ordem executiva.
“Devemos tomar medidas fortes para reduzir os riscos que os ativos digitais podem representar para consumidores, investidores e proteções de negócios”, disse Biden no pedido, acrescentando que a Casa Branca monitorará o impacto das criptomoedas na estabilidade financeira, segurança nacional e nas alterações climáticas – já que o processamento das criptomoedas, demanda enorme quantidade de energia.
O valor em dólar do Bitcoin saltou mais de 9%, nesta quarta, para US$ 42.118,73, de acordo com a CoinDesk. A maior parte da subida ocorreu antes do anúncio formal dos planos da Casa Branca, depois que o Departamento do Tesouro publicou acidentalmente uma declaração sobre a ordem executiva, assinada pela secretária do Tesouro Janet Yellen.
Yellen disse que a ordem do presidente apoiará a inovação responsável em ativos digitais, além de abordar os riscos relacionados ao financiamento ilícito. A declaração foi retirada depois de ser publicada por engano, disse uma porta-voz do Tesouro, e na manhã desta quarta-feira, republicada.
Preocupações com uma regulamentação mais rígida podem ter pesado no valor do Bitcoin, mas o mercado recebeu com otimismo, nesta quarta, a declaração da secretária do Tesouro Janet Yellen.
Bitcoin: como investir e dar os primeiros passos
Você sabia que pode declarar seus investimentos em bitcoin? Sabe como funcionam as criptomoedas? Veja o vídeo e aprenda!